7 dicas para criar o planejamento de marketing digital da sua empresa

O marketing digital se tornou um dos elementos mais importantes para as estratégias de uma marca, sendo responsável pelo sucesso de um negócio. 

Mas como é sabido, qualquer estratégia precisa ser devidamente planejada para dar frutos, pois um mapeamento prévio das etapas pode fazer grande diferença na divulgação dos serviços ou produtos de um estabelecimento. 

Se uma empresa especializada em recarga de extintor tem como objetivo ser reconhecida na sua região de atuação, ela poderá apostar no marketing digital para isso. 

Afinal, há uma série de ferramentas de publicidade que são capazes de fazer com que uma marca ganhe o destaque que ela deseja na internet. 

Para que isso seja feito de modo assertivo, é necessário saber para onde ir e quais são as principais maneiras de colocar em prática todas as estratégias necessárias, como meio direto de atingir as metas de uma campanha de marketing. 

Ao optar pela elaboração de um planejamento, o negócio é beneficiado de muitas maneiras: é possível ganhar direção, entender quais ferramentas são necessárias e seguir o passo a passo ideal para conquistar o seu objetivo. 

Para ajudar na tarefa de criação do seu plano de marketing, este artigo traz 7 dicas que vão guiá-lo no processo, auxiliando na estruturação e oferecendo informações valiosas. Quer saber mais  sobre o assunto? Então siga na leitura. 

Dica 01: Defina o seu objetivo

Para criar um planejamento de marketing adequado para o negócio, é preciso saber qual é o objetivo principal da empresa.

Há vários propósitos de se investir em marketing digital, sendo alguns deles:

  • O fortalecimento de uma marca;
  • A venda de um produto;
  • A conquista de novos seguidores;
  • A fidelização dos clientes;
  • Entre outros pontos.

Isso quer dizer que se uma transportadora de encomendas tem como meta para o planejamento de marketing fortalecer a sua marca, ela certamente utilizará ferramentas diferentes de outro negócio que queira fidelizar os seus clientes, por exemplo. 

Por isso, é necessário estipular o seu objetivo dentro do marketing digital, para que as etapas seguintes do cronograma sejam ainda mais assertivas.

Dica 02: Crie um planejamento periódico

Com a meta estabelecida, uma marca especializada em stand para eventos deve criar um planejamento periódico, isso quer dizer que ela deve ter um horizonte de quanto tempo precisará investir em determinadas ações para atingir o seu objetivo. 

Nesse sentido, uma campanha para aumentar o número de vendas de um produto certamente será menor do que aquela com foco em conquistar novos seguidores ou em fidelização dos clientes. 

O fortalecimento de uma marca, por exemplo, pode exigir um planejamento extenso, já que esse tipo de objetivo leva tempo e demanda um trabalho gradativo. 

Enquanto isso, se uma loja quer aumentar o número de vendas de uma coleção de biquíni de crochê com elástico colorido, essa ação certamente será encerrada em poucos meses, pois o lote adquirido possui uma quantidade limitada de peças.

Estabelecer o período ideal da sua campanha fará com que você tenha uma noção aperfeiçoada de cada fase, ajudando também na adaptação de ações que possam estar gerando menos resultados ou investindo em ferramentas alternativas. 

Você também pode desenvolver um planejamento anual, que vai ajudar consolidação da sua empresa no mercado. Isso quer dizer que você pode ter diferentes objetivos ao longo do ano, e ir cumprindo cada um deles no tempo certo. 

Assim, os resultados conquistados para o seu negócio com o marketing digital tendem a ser muito mais duradouros e otimistas.

Dica 03: Conheça o seu segmento de atuação

Para que uma empresa de serviço de entrega encomenda esteja na liderança do seu segmento, ela deve conhecer os concorrentes e entender quais são as principais demandas do público desse mercado.

Com isso, ela certamente saberá onde é preciso investir e como isso poderá ser feito dentro do seu planejamento de marketing. 

Conhecer o segmento onde o negócio atua é fundamental em vários sentidos, indo desde a inovação de portfólio até a conquista da liderança dentro de um nicho. 

Quando você sabe o que os clientes buscam e como oferecer soluções adequadas para o público-alvo da sua empresa, você não apenas se destaca no mercado como também traz maior reconhecimento para o seu estabelecimento. 

Dica 04: Entenda quais são as ferramentas mais eficientes 

Se você se interessa pelo assunto e já conhece a importância do marketing digital, é essencial que você entenda quais são as ferramentas necessárias para atingir o seu objetivo. 

Ao desenvolver o seu planejamento, você deverá inserir nele quais serão os recursos indicados para executar as principais tarefas do seu cronograma. 

Entre as ações e as ferramentas mais conhecidas do marketing digital, é possível mencionar:

  • O uso do e-mail marketing;
  • A presença nas redes sociais;
  • Os anúncios patrocinados das plataformas;
  • A alimentação de site e blog;
  • Entre outros pontos.

Cada uma dessas estratégias pode trazer um ponto específico para a sua campanha, auxiliando o seu público a encontrar a sua marca mais facilmente. 

Um exemplo disso pode ser o de um usuário que acessa um buscador na internet para encontrar um serviço específico, pois ele quer voar de balão com a família no final de semana. 

Ao realizar a pesquisa na plataforma, uma lista de empresas desse nicho serão exibidas para ele, mas as que investem em anúncios patrocinados para promover o seu negócio serão vistas nos primeiros lugares da página, chamando a atenção do usuário. 

Do mesmo modo, um blog atualizado por uma clínica de nutrição, que utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization) de modo a garantir um bom posicionamento na internet, poderá colher bons resultados ao criar uma constância de postagens relevantes.

Por isso, para que a sua estratégia seja bem-feita, é importante que você saiba qual é a melhor ferramenta para aplicar em cada uma das etapas do cronograma, alcançando maior assertividade nas campanhas do seu negócio. 

Dica 05: Estipule o orçamento adequado 

Para que o seu planejamento de marketing digital possa atingir bons números, talvez seja necessário investir em anúncios e divulgações pagas. 

Isso não significa, necessariamente, que você deverá ter altos custos com campanhas em diferentes plataformas, mas sim que é preciso separar uma parte do orçamento do estabelecimento para garantir um bom alcance da sua marca. 

Um chaveiro em Santa Cruz que deseja que os potenciais clientes saibam a localização do seu negócio, poderá fazer a divulgação nas redes sociais de maneira segmentada, ou seja, configurada para ser exibida em uma área específica. 

Esse tipo de investimento costuma ter preços bastante atrativos, mas ele deve ser utilizado em períodos estratégicos do seu planejamento, além de estar alinhado com outras ações do seu cronograma. 

Assim, é possível potencializar os resultados da sua divulgação de modo econômico e eficiente ao mesmo tempo. 

Dica 06: Registre os resultados durante o processo

É de grande importância que você registre no seu planejamento os efeitos decorrentes de cada etapa já concluída. 

Isso ajuda na visão geral do marketing digital do seu negócio, mostrando com detalhes quais foram os elementos que mais trouxeram resultados e quais foram os que deixaram a desejar. 

Desse modo, você não deixa passar nenhum aspecto importante das suas campanhas, de modo que se torna possível ir refinando os próximos passos do seu planejamento. 

Um estabelecimento que presta exame toxicológico para empresas, por exemplo, pode perceber que uma ação de publicidade nas suas redes sociais foi muito mais efetiva do que o envio de e-mail marketing. 

Ao registrar essa observação, ela poderá conduzir de modo bastante preciso as próximas ações de marketing, fazendo com que a resposta delas seja positiva, além de que isso torna possível aperfeiçoar as próximas fases do seu cronograma. 

Dica 07: Faça adaptações no planejamento

Um planejamento de marketing digital é importante, mas ele se torna ainda mais produtivo quando você faz as adaptações necessárias, principalmente depois de coletar os frutos de cada tarefa já executada. 

Isso porque o ínicio de um cronograma é baseado em informações teóricas, ou seja, ele é confeccionado a partir de dados informativos, que podem não ter sido aplicados nas suas ações de publicidade. 

Porém, conforme o planejamento começa a ser colocado em prática, muitas das atividades devem ser revistas, justamente porque o que pode dar certo para um tipo de negócio, pode oferecer efeitos totalmente diferentes para outros. 

Além disso, quando você executa algumas das fases do planejamento, surgem dúvidas e necessidades que poderiam não estar listadas no seu cronograma, exigindo que alterações sejam feitas para trazer melhorias dentro do marketing digital do seu estabelecimento. 

Desse modo, é necessário que você faça adaptações no cronograma, tendo como base todo o conhecimento colhido com o trabalho de divulgação e com uma análise criteriosa dos processos utilizados nas campanhas da sua empresa. 

Por fim, com as dicas abordadas neste artigo, é possível desfrutar de um planejamento eficiente e produtivo, que ofereça o suporte necessário para que o seu negócio desfrute de bons resultados com o uso do marketing digital. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange