Como Aproveitar os Benefícios da Caminhada?

Se você gosta de fazer uma caminhada, porque não mudar alguns hábitos para aproveitar ao máximo os benefícios?

Seja alternando entre uma caminhada mais rápida e lenta, seja caminhando 15 minutos por dia, o ideal é que você encontre a maneira onde se sinta confortável.

Praticar  a caminhada regularmente traz uma série de benefícios, por exemplo, manter um peso estável, baixar a pressão arterial, fortalecer os ossos, entre muitos outros.

Muitos estudos já mostraram que é uma atividade física que pode ser feita por pessoas de todas as idades, desde jovens a idosos.

Mas se você está começando agora, separamos aqui algumas dicas para você não  apenas fazer do jeito certo, mas principalmente evitar lesões e outros problemas.

Dicas para aproveitar a caminhada

Se você está pensando em fazer uma caminhada, é importante seguir alguns passos para aproveitar ao máximo esse exercício físico.

Em primeiro lugar, saiba que o mínimo recomendado é em torno de 30 minutos por dia de caminhada com intensidade moderada, cinco dias por semana.

Embora não tenha qualquer contraindicação, o ideal é conversar com seu médico ou até mesmo buscar um médico ortopedista, pois isso ajuda a fazer o exercício corretamente e assim evitar lesões.

Veja a seguir os principais benefícios da caminhada.

Conheça os benefícios da caminhada

Seja lenta ou mais rápida, fazer uma caminhada convém a qualquer tipo de pessoa, sejam jovens ou idosos, podendo ser feita em qualquer lugar e em qualquer época do ano.

Melhora do ritmo cardíaco

Ao melhorar o ritmo cardíaco, ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Além disso, melhora a circulação sanguínea em todos os órgãos do corpo, o que contribui para a redução da pressão arterial.

Vale  lembrar também que a caminhada é o primeiro tratamento recomendado a diabéticos, pois promove a estabilização da glicemia.

Controle de peso

Uma hora de caminhada regular ajuda a eliminar perto de 250 calorias a um ritmo constante.

Não serve apenas para perder peso, mas também para sua manutenção, sendo inclusive indicado para obesos por se tratar de um exercício que não tem muito impacto.

Fortalece as articulações

Problemas nas articulações se tornam mais frequentes com a idade. Por exemplo, pessoas que sofrem de artrose ficam com receio de praticar uma atividade física, mas outros problemas de saúde podem surgir.

Então, fazer uma caminhada reduz as dores articulares, onde o ideal é caminhar todos os dias.

Mas caso você sinta algum desconforto a mais, o melhor é consultar um médico ortopedista, até mesmo para não piorar a sua condição.

Facilita a digestão

Muitas pessoas sofrem de constipação e caminhar ajuda a decompor mais facilmente os alimentos, ou seja, facilita a digestão.

Acontece que problemas de digestão interferem na qualidade do sono, por isso que a dica é dar alguns passos após o jantar para promover uma boa noite de sono.

Melhora o humor

As pessoas que caminham regularmente afirmam que têm um melhor humor e mais energia.

Uma pesquisa feita com idosos entre 68 a 82 anos mostrou que a caminhada durante 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana melhorou consideravelmente o humor.

Reduz o estresse

A caminhada favorece a uma melhor oxigenação dos tecidos e a liberação de endorfinas, sendo excelente para reduzir o estresse naturalmente.

E junto com o estresse, ajuda também a diminuir a ansiedade.

Como fazer uma caminhada para aproveitar seus benefícios?

É fundamental estar bem equipado, por exemplo, um tênis de qualidade. O que é um bom par de tênis?

São sapatos confortáveis, de preferência adaptados à forma de seus pés, onde você poderá andar longas distâncias.

Em relação às roupas, escolha roupas leves e confortáveis, e que sejam adequadas a mudanças de temperatura. E não se esqueça de uma garrafa de água para se hidratar.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da caminhada, preste atenção à sua postura e cuidado para não jogar o corpo para frente ou para trás.

Caminhe no seu ritmo, respirando regularmente e sempre olhando para frente.

Agora que você viu que fazer uma caminhada é indispensável para a saúde, procure incorporar essa prática ao seu dia a dia.

Mas nunca se esqueça de consultar seu médico antes de qualquer atividade física, e caso sinta alguma dor ou desconforto, é melhor buscar ajuda de um médico ortopedista.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange