Como as redes sociais podem impulsionar as vendas do seu negócio?

Impulsionar as vendas é algo que todo negócio precisa fazer para enfrentar a concorrência e ganhar espaço de mercado.

A internet trouxe muitas facilidades para quem quer empreender e destacar a sua marca, mas, ao mesmo tempo, aumentou as oportunidades e também o número de concorrentes em diferentes mercados de atuação.

Por isso, é importante estar atento as mais diferentes estratégias e canais de divulgação que ajudam a alavancar as vendas. Dentre eles estão as famosas redes sociais.

Essas plataformas mudaram a maneira como as pessoas vivem e também como consomem produtos e serviços. Por influenciarem em muitas decisões, elas se tornaram uma necessidade para as empresas.

É muito natural que os usuários recorram a elas para pesquisarem sobre uma marca, conhecerem melhor a opinião de outros clientes e saberem se podem confiar.

Dessa forma, não estar presente nas redes sociais é não ter credibilidade frente aos consumidores. 

Mas além disso, elas ajudam a divulgar produtos e serviços, bem como a alavancar as vendas. Só que as marcas precisam trabalhá-las do jeito certo.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância das redes sociais para as vendas. Além, é claro, de explicar a melhor maneira para fazer isso.  

Importância das redes sociais para impulsionar vendas

A popularidade das marcas que estão presentes nas redes sociais é muito maior do que as que não estão nessas plataformas. 

Por isso, elas estão sempre interagindo com seu público-alvo, o que facilita a venda.

Além disso, sua importância para o aumento das vendas também pode ser explicado por alguns fatores, como: 

As pessoas estão sempre conectadas

Por conta dos dispositivos móveis, como celulares e tablets, as pessoas estão conectadas o tempo inteiro. 

Isso significa que qualquer hora é hora de vender, seja de manhã, de tarde ou à noite, os usuários estão acessando as redes sociais.

Com isso, eles estão mais suscetíveis a comprarem aquilo que precisam e desejam, desde camisa para uniforme até aparelhos eletrônicos.

As redes sociais aproximam

Ter um perfil nessas plataformas aumenta as vendas porque eles proporcionam uma maior aproximação entre marca e público.

As empresas estão mais acessíveis para as pessoas, ainda mais quando as organizações usam a mesma linguagem de seu público.

Portanto, ouvir as dores, desejos e necessidades do público-alvo é mais fácil com as redes sociais.

Abrangência maior

A abrangência dessas plataformas é mais um fator que aumenta as vendas. 

Isso acontece, porque não existem fronteiras que impeçam a circulação de conteúdos com bom alcance, para um público qualificado.

Melhora o relacionamento

Quando uma revenda de camisa social para uniforme de empresa possui um perfil nas redes sociais, ela conversa com seu público em um ambiente familiar.

Não se trata de um ambiente estranho ou formal de negócios, mas um canal que as pessoas conhecem muito bem e que as mantém próximas da marca.

Isso facilita a comunicação e permite uma interação humanizada. Então, toda essa empatia é fundamental para a decisão de compra do consumidor.

Mais engajamento

Quando o público se identifica com uma marca, ele se torna mais engajado. Isso faz com que as pessoas falem sobre o negócio e sobre o que ele oferece. 

Consequentemente, a empresa conquista clientes fiéis que compram mais e também divulgam mais.

Aumento do interesse

Em plataformas como Facebook e Instagram, por exemplo, existem pessoas com perfil para consumir todo tipo de produto ou serviços, como almofadas personalizadas.

Por isso, quanto mais engajamento a marca conseguir, mais ela vai despertar o interesse nas pessoas de comprar o que ela tem para oferecer. 

Mas é preciso que empresa compreenda os desejos e necessidades do público.

Aumento das indicações

A propaganda boca a boca ainda é a melhor, pois só ela consegue estar presente em situações onde as marcas não chegam, como numa ceia de Natal ou um aniversário de família.

Isso faz com que muitos clientes cheguem até essas empresas por meio de indicações. Então, com a utilização das redes sociais isso também é possível.

Os usuários costumam compartilhar sobre produtos e serviços que consumiram e gostaram, como os serviços de uma gráfica rápida SP.

Esses compartilhamentos parecem muito com a tradicional propaganda boca a boca, tendo como poder o aumento de vendas consideravelmente.

Como as redes sociais aumentam as vendas

O aumento das vendas por meio dessas plataformas não depende exclusivamente delas, mas também de algumas ações por parte das marcas. 

Dentre as principais estão:

Posts patrocinados

Também conhecido como post promovido, é uma campanha paga que a empresa coloca em ação. Ela aparece como uma postagem comum no feed de notícias dos seguidores.

No entanto, ela é diferente das publicações comuns, uma vez que tem um alcance limitado. Quando optam pelas publicações pagas, o número de pessoas impactadas é muito maior.

Além disso, se uma empresa faz uma publicação paga sobre necessaire personalizada brinde, o link é sinalizado como “patrocinado” para que os usuários saibam que se trata de um anúncio pago.

Conteúdos para chamar atenção

Existe muita informação disponível na internet, por isso é importante que uma marca ofereça conteúdos diferenciados para chamar a atenção do público.

Para isso, é interessante descobrir o que é importante para o público-alvo, quais são as dores e necessidades dele, bem como que tipo de assunto chama a sua atenção.

Por exemplo, uma fábrica de etiquetas pode criar conteúdos que falem sobre os diferentes tipos de etiquetas que ela disponibiliza no mercado, qual a utilidade, como podem ser usadas, a importância de cada uma, etc.

Essas informações respondem a boa parte das dúvidas das pessoas, inclusive nas redes sociais. Então, por meio desses materiais, muitas pessoas clicam por curiosidade e acabam comprando.

Publicações frequentes

Os usuários acessam as redes sociais todos os dias, portanto, eles querem ver conteúdos novos frequentemente.

Exatamente por isso que é importante que uma marca estude bem onde está o seu público-alvo e tenha o perfil nas mesmas plataformas que eles.

Ter um perfil em cada canal pode repetir as publicações, por isso, é importante usar um calendário de postagens e até ferramentas de automação.

Por meio delas é possível planejar qual, quando e como será postada uma publicação. Isso evita esquecimentos, acúmulos de postagens ou assuntos repetitivos.

É importante que as pessoas tenham acesso a informações importantes, por exemplo sobre como fazer máscara de proteção respiratória. Só que essas informações precisam chegar até elas com regularidade.

Investir em identidade visual

A identidade visual da marca é fundamental para que ela possa vender, e em seu perfil nas redes sociais isso não é diferente.

Por isso, para aumentar as vendas nessas plataformas, a identidade visual precisa ser bem definida desde o começo. 

Afinal, ela facilita a identificação da empresa, assim que o cliente acessa seu perfil. Portanto, é recomendável usar:

  • Imagens de impacto;
  • Cores do logo da marca;
  • Emojis nas descrições;
  • Perfil bem preenchido.

Além disso, é importante que o usuário encontre logo no primeiro acesso as publicações em formatos de infográficos e muitas imagens para uma leitura fácil e agradável.

Usar ferramentas de gestão

Além de aumentar as vendas, as redes sociais também são excelentes ferramentas de divulgação de produtos e serviços, como cobertor microfibra solteiro

Então, para que essa divulgação seja bem-sucedida, é necessário utilizar as ferramentas de gestão.

Mesmo que uma marca queira usar todas as redes, por meio dessas ferramentas ela consegue acompanhar seus perfis e manter contato contínuo com seu público.

Inclusive, por meio delas é possível analisar quantas vezes a empresa foi mencionada, responder dúvidas de seguidores e alavancar as publicações.

Como consequência, o administrador dos perfis nas redes sociais dessas empresas ganha tempo para que possa investir em outras estratégias de marketing digital que necessitem de maior atenção.

Também evita que as atualizações da página sejam deixadas de lado ou esquecidas, algo que pode prejudicar o engajamento do público.

Incorporar o e-commerce

Quando as redes sociais começaram a ser usadas para o comércio eletrônico, surgiram as plataformas e-commerce.

Integrar essa loja on-line à rede social aumenta muito as vendas. Além disso, chega direto no consumidor, sem precisar de intermediários.

Conclusão

Muitas empresas ainda acreditam que as redes sociais são excelentes canais de divulgação de produtos e serviços. Mas a verdade é que, mais do que isso, elas são importantes canais de vendas.

Portanto, o foco de uma marca não deve ser apenas nas estratégias de divulgação, mas também naquelas que ajudam a influenciar positivamente a decisão de compra do consumidor.

Por meio delas, o sucesso é garantido, tanto na hora de se relacionar com o público-alvo quanto para vender muito mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange