Como desenvolver sites rapidamente

Você gostaria de aprender como desenvolver sites rapidamente? Se sim, este artigo poderá te dar os primeiros passos para começar a desenvolver seus próprios sites.

Com a popularização de plataformas de criação de sites, praticamente qualquer pessoa pode desenvolver seu próprio site.

Além disso, com a evolução das tecnologias web, é possível ainda desenvolver um site profissional sem precisar entender linguagens de programação e outros conceitos mais complexos. 

No entanto, para criar um site profissional é preciso que você siga alguns passos que são necessários. Não se preocupe, continue a leitura do nosso artigo para conhecer mais.

5 Passos para desenvolver sites rapidamente

Mesmo sem precisar de conhecimento técnico, você deve seguir algumas etapas para que seu projeto possa ser lançado. Como você verá, essas etapas vão além da parte técnica.

Planejamento

Antes de começarmos a desenvolver sites, precisamos entender quais são as necessidades do projeto. Principalmente, entender a complexidade que teremos durante o desenvolvimento.

Alguns sites são mais simples de serem implementados, enquanto outros podem ser mais complexos e podem também necessitar de recursos extras.

Por isso, é necessário que você defina que tipo de site pretende desenvolver. Você pode desejar desenvolver um site institucional para sua empresa, blog pessoal, loja virtual e entre outros tipos.

Com esse entendimento, o seu projeto terá um direcionamento mais apropriado que influenciará no resultado final.

Veja também nosso artigo sobre como criar planejamento digital da sua empresa

Escolha e registro do domínio

Após a definição do site, você precisa escolher o nome do domínio que será utilizado no seu site. É importante que ele seja relacionado ao seu projeto, pois ele será o seu endereço na Internet.

O nome precisa fazer sentido para o segmento de negócio que você quer trabalhar. Além disso, você deve também estar atento se o nome escolhido não está protegido pelo registro de marcas.

Após escolher o domínio, faça o registro na plataforma Registro.Br, GoDaddy ou qualquer outra plataforma de registro de domínio. Antes observe se o domínio está disponível e continue com a compra.

Contratação da hospedagem

A contração de um serviço de hospedagem é muito importante para a continuidade do projeto. Ela serve para armazenar o conteúdo e deixar o site no ar todos os dias.

Além de permitir que você possa fazer a instalação do site e as configurações necessárias.

No entanto, antes de contratar esse serviço verifique, primeiramente, se ela atende os requisitos do seu projeto.

Por exemplo: quantidade de armazenamento, velocidade de carregamento, quantidade de acessos e entre outros.

Além dos recursos técnicos, você também deve escolher uma hospedagem que te dê um bom atendimento. Em casos de necessidade, o suporte técnico fará toda a diferença.

Instalação do construtor de sites

Existem diversos tipos de construtores de sites no mercado. Através desses construtores podemos desenvolver sites rapidamente, com uma qualidade superior e sem necessidade de entendimento de linguagens de programação.

O mais popular, entre as plataformas de criação de sites, é o WordPress. Cerca de 60% dos sites de todo o mundo são feitos nesta plataforma.

Com ele você desenvolve sites rapidamente, além de poder usar diversos recursos como plugins adicionais e temas para seu site.

Devido a popularidade, é possível encontrar muito conteúdo sobre a plataforma gratuitamente na Internet e também é possível fazer um curso de WordPress para se profissionalizar na área.

O WordPress é fácil de instalar, e na maioria das vezes, a própria hospedagem oferece um instalador automático. 

Além do WordPress, existem diversas plataformas que permite que você possa desenvolver sites rapidamente apenas com alguns clientes, conheça algumas:

  1. Wix
  2. One.com
  3. Mozello
  4. Weebly
  5. Webnode

Essas são algumas das plataformas de criação disponíveis no mercado. Cada uma delas possui suas particularidades, mas são excelentes para criar um site profissional.

Configuração final do site

Após fazer a instalação, você deve continuar com as configurações finais.

Essa parte costuma ser um pouco mais delicada, pois será necessário instalar um modelo (ou template), fazer a criação das páginas e categorias, instalar os plug-ins e entre outros elementos.

Além disso, você precisará gerar conteúdo para o seu site. Através do conteúdo, podemos gerar autoridade para os nossos sites e por consequência, alcançar nossos objetivos.

Conclusão

Com a popularidade da Internet, muitas empresas buscam ter seu próprio espaço na Internet. Portanto, a busca por profissionais que são capazes de desenvolver sites profissionais é alta.

Antigamente, ter um site profissional não é mais uma atividade tão complexa, graças às plataformas de desenvolvimento de sites que facilitam grande parte do projeto.

O que você precisa fazer é conduzir as etapas de desenvolvimento seguindo o passo a passo durante a criação do site

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *