Como Escolher a Melhor Antena Digital em 2020 ?

Deseja comprar uma antena digital, mas não tem a mínima ideal de como escolher a melhor para sua casa? Tudo que você precisa está incluído neste artigo! Confira para saber mais!

Antes de comprar sua antena digital, a primeira coisa a saber é quais sinais você pode receber em sua casa e quão fortes eles são. Você também precisa saber qual a localização exata das torres de antena de TV de sua região.

Outro aspecto importante é a direção de onde vêm os sinais. Na maioria dos casos, você verá que as torres parecem estar na mesma localização, então uma antena unidirecional geralmente seria a melhor escolha.

Se você mora em um local onde o sinal vem de várias direções, suas opções aqui se tornam um pouco mais limitadas, então considere adquirir uma antena omnidirecional. Esse tipo de antena digital capta sinais de todas as direções em torna dela.

A potência das antenas é outro fator crucial na hora de escolher a melhor antena digital para seu lar. A potência é medida em ganhos que vão de 6dBi até 36dBi.

Quando maior o valor em dBi, mais captação de sinal a antena digital terá. Na prática, significa dizer que se a antena for instalada em uma área com dificuldades de captar sinais, escolha os equipamentos com os maiores índices de dBi para reduzir ao máximo a possibilidade de problemas.

Outro ponto importante a ressaltar aqui é sobre os tipos de antenas digitais que existem. Também precisamos deixar claro que antena digital não é a mesma coisa que conversor digital.

A seguir iremos falar sobre essas diferenças.

Em lugares onde o sinal digital é mais fraco, como vales ou regiões rurais, a antena digital externa é a mais ideal, pois ela irá captar estes sinais com mais potência. No entanto, são antenas maiores e necessitam de instalação profissional.

Geralmente são mais caras que as internas e precisam ser instaladas de forma correta para que a TV capte o sinal digital com eficiência.

Ao contrário da antena digital externa, a antena digital interna é bem mais barata e muito fácil de ser instalada. Na verdade, essas antenas não precisam de instalação profissional e são muito pequenas.

Importante informar que antenas digitais internas não são potentes e seu ganho de captação é baixo. Sendo assim, elas são ideias para locais onde o sinal é médio ou forte, como centros urbanos e periferias de cidades grandes.

Muita gente confunde conversor digital com antena digital, mas eles não são a mesma coisa. A diferença é que o conversor digital é um equipamento que converte os sinais captados para que a TV possa exibir a imagem em formato digital.

A maioria das TVs vendidas hoje em dia já vem com conversor digital embutidas. No entanto ainda há TVs de tubo que precisam de conversores digitais para a captação do sinal digital.

Um acessório muito importante para quem mora em regiões remotas é o amplificador. O amplificador consegue potencializar a capacidade da antena digital de captar sinais digitais.

Ele é essencial para quem mora em apartamentos e não pode instalar antenas digitais externas devido a regras de condomínio. Geralmente é vendido separado, mas também pode ser encontrado acoplado a antena digital.

Os sinais de TV digital podem ser transmitidos em duas faixas de frequência diferentes: VHF (frequência muito alta) e UHF (frequência ultra-alta). Algumas antenas não estão preparadas para receber e suportar imagens em HD ou 4K, por isso é importante verificar antes se a antena que você quer comprar vem com este suporte.

As antenas descritas como “unidirecionais” são projetadas para receber sinais de uma única direção. Já as antenas “multidirecionais” ou “omnidirecionais” são capazes de receber sinais de várias direções.

E como isso funciona na prática? Na prática, se você mora em uma região onde as torres de transmissão de sinais estão posicionadas em uma única localização, então você precisa comprar uma antena unidirecional.

Agora se sua casa está localizada em uma região onde as torres de transmissão estão posicionadas em diferentes direções, então será necessário comprar uma antena multidirecional ou omnidirecional. Ela vai captar sinais vindos de diferentes direções para a TV digital.

E como isso funciona na prática? Na prática, se você mora em uma região onde as torres de transmissão de sinais estão posicionadas em uma única localização, então você precisa comprar uma antena unidirecional.

Agora se sua casa está localizada em uma região onde as torres de transmissão estão posicionadas em diferentes direções, então será necessário comprar uma antena multidirecional ou omnidirecional. Ela vai captar sinais vindos de diferentes direções para a TV digital.

Algumas pessoas optam por utilizar IPTV quando não conseguem captar o sinal digital

Conclusão

Depois de ler este artigo você estará mais atento na hora de escolher a melhor antena digital para sua casa ou apartamento. Todos os pontos apresentados aqui são de suma importância e devem ser levados em consideração na hora da escolha final.

Não deixe de ver nosso ranking das melhores antenas externas no site https://reviewaz.com/melhores-antenas-digitais-externas/. Lá você vai encontrar os melhores modelos e suas vantagens e desvantagens.

Boas compras!

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange