internet movel para notebook

Como escolher a melhor internet móvel para notebook

Podemos dizer que, com o avanço da tecnologia dos smartphones, basta ter um aparelho em mãos e um bom plano de celular, para se tornar possível fazer qualquer coisa online, independentemente de onde estivermos. Desde que haja, é claro, uma boa conexão de internet disponível.

Porém, existem alguns casos em que o uso do notebook é indispensável. Seja pelo conforto de ter teclado um teclado físico e uma tela maior ou, ainda, por alguma razão específica que a tarefa exige, especialmente quando falamos de atividades do trabalho ou educacionais.

Mas de nada adianta ter o dispositivo certo à sua disposição se você não contar com uma boa internet móvel para notebook. Neste post, vamos lhe mostrar como escolher a melhor conexão para o seu notebook. Confira! 

Como usar internet móvel para notebook?

Sem depender de cabos ou do Wi-Fi, existem duas formas de utilizar a internet móvel para notebook: roteando a internet móvel do celular ou utilizando um modem USB que é móvel e possui o tamanho um pouco maior do que um pen-drive tradicional.

Modem de internet móvel para notebook

Para utilizar a internet móvel para notebook, você deverá ter um modem USB, também conhecido como modem 3G e 4G, mini modem, modem móvel ou modem portátil. Nele, será inserido o chip da operadora e então o dispositivo é conectado no notebook pela entrada USB.

A internet obtida por esses modens é a mesma que é utilizada nos smartphones, ou seja, a conexão será 3G e 4G.

O modem de internet móvel para notebook pode ser adquirido pelo usuário separadamente ou vir incluso no plano, dependendo da oferta da operadora.

Os planos costumam ser mais vantajosos para quem utiliza a internet móvel para notebook com frequência. Mas se você irá adquiri-lo somente para viagens ou outras ocasiões não rotineiras, vale mais a pena comprar o modem separado. Assim você terá mais liberdade para trocar ou encerrar o plano e até mesmo mudar de operadora, caso o dispositivo seja desbloqueado. 

Como rotear a internet do seu celular para o notebook?

Esse tipo de conexão costuma ser utilizado em situações mais emergenciais, pois a internet do celular costuma ter um plano de dados menor do que a do modem. 

Para rotear a internet móvel para notebook do seu celular, basta seguir esses passos:

Iphone

  1. Vá até o menu “ajustes”;
  2. Selecione a opção “celular”;
  3. Ative os dados celulares;
  4. Ative a opção “acesso pessoal. Nela você poderá escolher um nome para a sua rede e a senha;
  5. Por último, no notebook, basta encontrar a rede que você denominou e informar a senha. Pronto, você já está conectado!

Android

  1. Vá até o menu “configurações”;
  2. Selecione a opção “rede e internet”;
  3. Clique em ponto de acesso e, em seguida, em “ponto de acesso Wi-Fi”;
  4. Ative o “ponto de acesso”. Nele, você poderá definir um novo nome para a sua rede e a senha diferente do padrão que vem de fábrica;
  5. O último procedimento é igual ao informado para o Iphone!

Qual é a melhor internet móvel para notebook?

Antes de pensarmos no valor pago, um fator importante que deve ser levado em consideração é a cobertura da operadora para internet móvel no local onde você mais irá utilizá-la. A qualidade do sinal varia de uma localidade para outra, bem como de acordo com a quantidade de usuários ativos na região e com as condições climáticas. Caso você não saiba, pergunte aos vizinhos ou conhecidos que já conhecem o bairro ou região há mais tempo.

Outro detalhe em que você deve ficar atento é o que acontecerá quando a franquia contratada acabar. As operadoras pode oferecer duas opções: reduzir a velocidade ou cobrar pelos megabytes adicionais. A Vivo permite que os usuários escolham com qual das opções desejam seguir. A Tim e a Oi reduzem a velocidade. Já na Claro, os clientes dos planos de 500 e 300 Mega precisam comprar um pacote adicional e os demais apenas têm a velocidade diminuída.

Internet móvel para notebook: 3G ou 4G?

Você também deve verificar se a localidade possui a cobertura 4G, pois alguns municípios menores ainda não receberam essa tecnologia. Se for o seu caso, não vale a pena investir na conexão 4G, a menos que a expansão do sinal esteja programada para ocorrer em breve na sua região.

Porém, a internet 4G já é bastante popular em grande parte do país e as operadoras possuem diversas ofertas bem atrativas. Se houver a cobertura disponível, recomendamos a sua contratação, pois você terá uma velocidade muito maior, podendo assistir vídeos, ouvir músicas, utilizar redes sociais e navegar com menos incômodos.

Operadoras

Em um relatório feito pelo Opensignal, no ano passado, .a TIM aparece com a maior cobertura 4G do Brasil e também com a melhor latência (tempo de resposta). Já a Claro ganhou destaque com a maior velocidade de internet móvel do país

Internet móvel ilimitada existe no Brasil? 

Existe apenas uma operadora que oferece esse serviço em nosso país: a Algar Telecom. Porém, sua cobertura ainda é um tanto limitada, atendendo apenas algumas regiões específicas.

Uma boa opção, nesse caso, é fazer a contratação de um plano de internet móvel que ofereça o acesso aos aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp de forma ilimitada. Assim, você já economiza uma boa parte dos dados da sua franquia de internet.

E aí, agora ficou mais fácil fazer a escolha certa de internet móvel para notebook? Se você ficou com alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange