Como melhorar seu escritório de coworking?

No Brasil e no exterior, as áreas de coworking estão se multiplicando e continuam atraindo. Autônomos, teletrabalhadores, autônomos e até funcionários são entusiastas desta nova forma de trabalhar. Este setor está em plena atividade e há vários anos em evolução. Seu número na França aumentou dez vezes em cinco anos. As previsões são muito otimistas e anunciam que em 2030, o coworking poderá render até 123 bilhões de reais no Brasil. Assim, diante de tanto sucesso, a competição começa a se fazer sentir. Grandes players já estão presentes no mercado e para quem quer começar é preciso oferecer uma oferta de qualidade para melhorar seu escritório de coworking.

Como diferenciar seu escritório de coworking? Como melhorar seu escritório de coworking para atrair e criar uma comunidade?

Escolha espaços flexíveis e colaborativos

Em primeiro lugar, você deve estar interessado no que os colegas de trabalho procuram e entender o que eles esperam de um escritório de coworking.

 Quando a comunidade de colegas de trabalho costumava representar freelancers, hoje existem perfis diferentes. Independentemente de seus perfis, eles geralmente têm as mesmas expectativas. Em primeiro lugar, procuram um ambiente de trabalho agradável e flexível.

Eles não querem coerção e querem decidir quando e onde querem trabalhar.

Crie diferentes zonas de acordo com as necessidades

Eles também esperam um local de colaboração que lhes permita conhecer novas pessoas. Para fazer isso, o coworking deve ter espaços abertos e compartilhados para encorajar os trabalhadores a se comunicarem entre si.

Não se esqueça também de oferecer espaços de trabalho mais isolados e propícios à concentração, como escritórios privados, cabines telefónicas ou cabines telefónicas. Como o Beework, um escritório de coworking em Ribeirão Preto – SP, os colegas de trabalho podem mudar de lugar quando quiserem e, portanto, trabalhar ao lado de pessoas diferentes todos os dias. O Beework instalou espaços modulares que lhes permitem trocar facilmente entre si quando desejam e, inversamente, encontrar mais tranquilidade quando precisam de se concentrar.

Marília Cantuário, arquiteta do escritório de coworking Beework, lembra em uma entrevista a importância de propor diferentes zonas: “ Precisamos de espaços abertos e fechados. Os ritmos estão mudando, fizemos mais e os espaços devem ser capazes de se adaptar a todas as nossas necessidades.”

Oferecer espaços mais animados também ajudará a valorizar o seu escritório de coworking. Uma cafetaria, uma sala de jogos, uma sala de relaxamento permitem-lhe conhecer pessoas e são propícios a conversas e, portanto, a sinergias. Oferecer diferentes espaços de acordo com as necessidades do dia aumenta a produtividade e a eficiência. A área de coworking deve se tornar um centro de interação humana onde prevalece um ambiente agradável e descontraído.

Leia também: Endereço Fiscal em Ribeirão Preto – SP.

Uma decoração que transmite valores

A decoração do seu espaço também é muito importante. Além de embelezar o local, tem impacto direto no bem-estar da comunidade. Quando você entra em um lugar, a primeira coisa que você vê é, obviamente, a decoração. Em uma área de coworking é a mesma coisa. Se a decoração for cuidada, é provável que você tenha vontade de trabalhar ali. Mas você ainda precisa saber que tipo de decoração adotar. Uma coisa é certa, deve corresponder aos valores e imagem veiculados pelo escritório de coworking.

Alguns espaços usam uma decoração muito específica para atingir um determinado tipo de colega de trabalho. É o caso do Coworking Webtrends, um escritório de coworking de Ribeirão Preto dedicado às profissões do design. A decoração foi pensada para inspirar os profissionais que ocupam o espaço. O estilo excêntrico e original deste espaço permite ilustrar as infinitas possibilidades da imaginação. Um espaço de trabalho projetado e adaptado para profissões criativas.

Há, portanto, todo um processo de reflexão a ser feito, como a escolha de cores, materiais e móveis. Montar um local é uma arte e tanto quando se trata de área de coworking, recorrer a um especialista é altamente lucrativo a longo prazo. A decoração é, portanto, uma forma de valorizar o seu escritório de coworking para atrair futuros entusiastas.

Especialize-se para diferenciar seu escritório de coworking

Para se diferenciar ainda mais, alguns decidem se especializar.

Outro conceito são os coworkings dedicados a estudantes empreendedores. Ribeirão Preto alocou um orçamento de 2 milhões de reais para financiar a criação e o desenvolvimento de 14 espaços de trabalho para estudantes. Locais que visam facilitar o acesso dos jovens ao mundo dos negócios. Os jovens encontram empresários e líderes de projetos e, assim, nutrem seu gosto pela inovação. Outros espaços deste tipo foram posteriormente criados em toda a França e oferecem apoio aos alunos que desejam iniciar seu próprio negócio. Workshops, treinamento e coaching de especialistas estão disponíveis para os alunos para incentivá-los em seus projetos.

Prestando serviços de qualidade

Finalmente, para uma oferta completa e de qualidade, existe outra solução: oferecer serviços adicionais à sua comunidade. Na verdade, a prestação de serviços é uma excelente ideia para atrair colegas de trabalho. É absolutamente essencial ter serviços dentro dos escritórios, e isso é ainda mais verdadeiro quando não se está no centro da cidade, para reter os melhores funcionários. Serviços como, por exemplo, escritório virtual.

Assim, em sua área de coworking você poderá oferecer serviços que facilitem o dia a dia dos trabalhadores. A possibilidade de marcação de espaços de trabalho, um lugar de estacionamento, restauração, formação são apenas alguns dos serviços que pode oferecer à sua comunidade. A ideia não é oferecer tantos serviços quanto possível, mas sim serviços úteis que atendam às necessidades dos colegas de trabalho.

Se você decidir oferecer serviços à sua comunidade, torna-se necessário o uso de uma ferramenta para garantir que eles funcionem corretamente. Quanto maior for a sua comunidade, mais difícil pode ser gerenciar as reservas de serviço. Uma ferramenta de gerenciamento irá facilitar o dia a dia dos colegas de trabalho, mas também o trabalho dos gerentes de escritório de coworking.

Concluindo, não importa como você decida melhorar seu escritório de coworking, ele deve transmitir valores fortes e criar uma experiência positiva. Você deve torná-lo um lugar inspirador, onde diferentes perfis se encontram para trabalhar e trocar

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *