Como montar uma loja de eletrônicos?

Como montar uma loja de eletrônicos? Ser seu próprio chefe e montar seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. O nicho de negócio, geralmente, varia conforme as habilidades e gostos daquele que será o proprietário. Geralmente, aquelas pessoas que gostam de tecnologia procuram ter seu negócio nesta área, como por exemplo, uma loja de eletrônicos.

Acontece que muitas pessoas ficam perdidas e não sabem por onde começar. Este artigo tem como objetivo dar ótimas dicas de como montar uma loja de eletrônicos.

O que é importante fazer antes de abrir a loja?

A primeira coisa a ser feita antes de montar a loja é um planejamento. O Plano de Negócios é um planejamento detalhado de tudo que for necessário: localização, equipamentos, fornecedores e orçamento.

Dois pontos importantes são a localização e o orçamento. É necessário conhecer o local escolhido e saber se há um público receptivo ao seu negócio.

Já o orçamento financeiro também é muito importante porque não dá pra faltar dinheiro no meio do caminho. É preciso saber exatamente o capital necessário para iniciar o negócio.

Quais os passos iniciais para montar a loja de eletrônicos?

Depois de realizado o planejamento de tudo que é necessário, é só iniciar os trabalhos.

  1. Investimento Financeiro

O primeiro passo para montar uma loja de eletrônicos ou qualquer outro negócio é o capital financeiro. Através do Plano de Negócios já foi possível orçar uma média dos valores necessários. Caso não tenha o dinheiro, o futuro empreendedor deverá captar esse valor, seja juntando ou seja na  tentativa de um empréstimo.

Há também pessoas no mercado que se tornam investidoras de pequenos negócios. O empreendedor apresenta o projeto e se o investidor se interessar faz o aporte de dinheiro.

  1. Encontre um bom local para a loja

Por meio do Plano de Negócios foi possível achar a localidade que melhor atenda os objetivos e que tenha um público disposto a acolher o negócio.

Pois agora será importante escolher o melhor ponto comercial nesta localidade.

Claro que o tamanho da loja variará conforme a disponibilidade financeira, mas é importante que o local escolhido atenda as seguintes necessidades:

  • Espaço para o balcão de vendas e para a exposição dos produtos;
  • Estoque;
  • Um pequeno escritório.
  1. Estruturação do espaço

Com o espaço escolhido é hora de montá-lo. Serão necessários alguns itens a básicos:

Além disso, na hora de arrumar o espaço, o layout deve ficar o mais organizado e confortável possível, além de instalar um toldo para proteger a fachada da loja de sol e chuva.

  1. Escolha dos Fornecedores

A escolha de fornecedores não é uma tarefa tão fácil assim. É necessário levar em conta não só o preço, mas também forma de pagamento e prazo de pagamento. Além disso, é importante ter referências dor fornecedor e ter garantia que entregará produtos de qualidade ao melhor custo-benefício.

  1. Contratação de Pessoal

Para que o trabalho seja feito de forma eficiente e organizada é necessário ter funcionários colaborando.

Dependendo do porte da loja serão necessários atendentes, operador de caixa e estoquista.

Mas fique atento porque se a sua escolha como empresa for de ser um MEI (microempreendedor individual) só será possível contratar um funcionário.

  1. Procure auxílio de um contador

Não esqueça que é necessário formalizar seu negócio, ou seja, legalizá-lo.

Será necessário escolher o tipo de empresa e levar documentos aos órgãos públicos. A documentação dependerá da escolha do tipo de empresa.

No caso do Micro Empreendedor Individual não é obrigatória a figura do contador, o empreendedor poderá fazer tudo sozinho. Já as outras opções de empresa, o contador será obrigatório, inclusive para realizar as demonstrações contábeis da empresa.

Mas se tiver dúvidas, mesmo sendo MEI, é importante buscar ajuda profissional.

Certamente com todas essas dicas ficará muito mais fácil se tornar o dono do próprio negócio. Agora é só colocar em prática e montar sua loja de eletrônicos.

Como montar uma loja de eletrônicos?

Como pudemos observar, no decorrer deste artigo, existem uma série de ações que devem serem feitas: desde o planejamento até a escolha dos fornecedores e contratação de pessoal. Porém, existe algo muito importante também, para que tudo der certo, que é a divulgação.

Após ter montado sua loja é importante que seu estabelecimento seja divulgado. No início, procure as formas gratuitas e eficazes de fazer marketing, como exemplo:

– utilize as redes sociais: crie perfis nelas, de seu estabelecimento, e sempre faça publicações referentes a novos produtos ou promoções;

– Também, cadastre sua marca no Google meu negócio, pois sua empresa começará ser encontrada nas pesquisas na internet.

Espero que essas dicas de como montar uma loja de eletrônicos tenha sido o que faltava para você dar o primeiro passo.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *