Um dos grandes desafios na vida de todos é acertar na escolha da vida profissional. Esse tema causa insônia, sobretudo entre os jovens que se veem obrigados a tomar uma decisão profissional tão cedo. O desemprego e a falta de identificação com a profissão escolhida levam também adultos, muitas vezes com anos de experiência na profissão, a mudar de área e decidir se dedicar a outra carreira.
Independente da idade, a dor de cabeça é a mesma, levantar cedo e ir para as agências de emprego. Se os mais velhos arriscam seus anos de experiência em determinada área de atuação para se dedicar a outra, os mais jovens se vêem diante de uma decisão que também vai transformar sua vida por inteiro num futuro imediato. De acordo com a escolha profissional que o jovem fizer, os próximos anos de sua vida serão dedicados a intensas jornadas de estudo e trabalho dentro da área escolhida.
É indispensável, portanto, que a escolha da área profissional de um indivíduo seja feita com cautela, pois que dela depende o eixo da rotina diária no decorrer dos próximos anos. E ninguém merece perder tempo com aquilo que não traz satisfação. De nada adianta pesquisar no google “empresas em sorocaba”, e sair mandando currículo para todas as que encontrar, é claro que dependendo da necessidade não dá para ficar escolhendo.
O preço que se paga pela submissão a trabalhos que nos fazem infelizes se manifestam muitas vezes na forma de doenças do sistema nervoso, como stress e depressão. Independente da idade em que você se depare com a tarefa de escolher um ramo de atuação profissional, é importante ter em mente que nada é definitivo nem obrigatório.
A qualquer altura da vida e da carreira o indivíduo pode se dar conta de que gostaria de dedicar-se a outra atividade e esse desejo não deve ser ignorado. Não condene a aturar uma rotina de insatisfação por medo de tentar de novo. Enganos acontecem, o importante é aprender com a experiência e não deixar de procurar a profissão ideal para sua vida.
Pensando nessas questões, preparamos algumas dicas sobre como se decidir a respeito do caminho profissional que pretende seguir.
- Conheça a si mesmo
Uma das razões pelas quais somos obrigados a estudar determinadas disciplinas na escola e na universidade é a necessidade de estabelecer contato com diversas áreas profissionais para que possamos mensurar nosso grau de afinidade com cada uma delas. Não fosse pela obrigatoriedade dessas disciplinas, a maior parte das pessoas nunca teria desenvolvido qualquer tipo de conhecimento em relação ao conteúdo destas.
Portanto experimente as diversas áreas possíveis de atuação antes de decidir-se por uma em específico. Se você tem um grande sonho desde pequeno de atuar em determinada área, tudo bem. Mas esteja certo de saber como exatamente é atuar naquela área. Não adianta querer ser salva-vidas sem nunca ter entrado no mar.
Muitas vezes as pessoas se candidatam a todas as aparentes oportunidades que surgem sem se dar conta do que implica exercer determinada atividade. Disso resulta frustração e perda de tempo. Essa energia toda gasta com o que não é de fato uma boa opção para você poderia ser usada em atingir metas dentro de um ramo que realmente lhe traga satisfação.
Portanto antes de se candidatar a uma vaga tenha certeza de que você deseja e do porque deseja o trabalho. Caso contrário o que era para ser a solução dos seus problemas pode vir a se tornar um problema a mais para resolver no futuro.
- Escolha a área mais fácil
Pode parecer que esta é uma sugestão para acomodar-se, mas é justo o contrário: uma forma de garantir produtividade. Se você tem facilidade com cálculos, não tem porque ficar insistindo em ter uma banda, sendo que você é péssimo na guitarra. Facilite a sua vida. O trabalho deve ser uma forma simples para o indivíduo ganhar a vida honestamente sem que o trabalho se torne um estorvo.
Para os prazeres da vida existem as horas de folga e quanto mais você tiver facilidade para executar suas obrigações, mais tempo livre terá para se dedicar ao que mais ama. O que também é importante: com dinheiro no bolso.
Não existe problema algum em se dedicar a escrever, por exemplo, ainda que ganhando pouco, se esse é seu sonho desde a infância. Mas se você tem a opção de ganhar uma renda extra, exercendo outra atividade como, dar aulas, suponhamos. Dedique-se ao que você gosta, mas procure conhecer suas habilidades e a melhor forma de usá-las para garantir uma boa renda.
- Busque inspiração
Uma vez selecionada sua área de atuação, eleja uma personalidade do ramo para espelhar sua carreira. Todas as profissões têm seus heróis e você deve sempre nivelar-se por aqueles que merecem o seu respeito. Existem inúmeras histórias de trajetórias de vida inspiradoras, ache sua favorita.
- Eleja uma pessoa para ser seu guia
Quando sentir interesse em uma área e achar que realmente vale a pena investir tempo e energia nessa atividade, procure aproximar-se de pessoas que têm experiência na função e peça orientação. Seja humilde e demonstre que deseja aprender a fazer o que aquela pessoa aprendeu a fazer com habilidade.
Ao selecionar seu guia, lembre-se que o interesse é seu em aprender e não dê trabalho extra a toa para seu orientador. Procure respeitar os limites das pessoas e do bom senso. Não é para grudar na pessoa e observar todos os gestos dela, mas tomá-la como referência para desempenhar bem o seu trabalho.
- Dedique-se de corpo e alma a atividade escolhida
Ao encontrar aquilo que você realmente quer fazer, aquilo que traz prazer ou conforto para sua vida, dedique-se de corpo e alma à carreira que você escolheu. Leia, pesquise, assista a filmes, saiba tudo sobre a vida do ídolo que te inspira e atenha-se aos ensinamentos e sobretudo aos exemplos do guia que você escolheu para te ajudar a iniciar sua jornada.
Nenhuma carreira é fácil no início e esta fase sempre tende a ser difícil. Não fosse assim todos tentariam fazer o mesmo que você e acabaria não tendo graça nenhuma. Trabalhar com o que amamos, entretanto, geralmente exige alguns esforços, seja em relação a dinheiro, tempo ou disposição para outras atividades. Não obstante, os diversos benefícios de se fazer o que gosta dispensa explicações.