Dicas para montar Cozinhas modernas simples

Fique por dentro das melhores dicas para montar cozinhas modernas bonitas e funcionais.

A cozinha é o ambiente onde diversas atividades diárias são realizadas. Seja durante o preparo de alimentos ou enquanto são feitas as refeições em família, o cômodo deve sempre se mostrar um local agradável e funcional.

Para que isso ocorra, é preciso montá-lo com cuidado, sem negligenciar a utilidade nem a estética. No caso das cozinhas modernas, isso é ainda mais importante, pois nelas a funcionalidade e a decoração andam de mãos dadas.

Se você quer aprender como montar sua própria cozinha com visual moderno, acompanhe as dicas que iremos fornecer a seguir. Com elas, você será capaz de escolher a decoração, o layout e outros aspectos fundamentais para elaborar um ambiente agradável e funcional para cozinhar.

Principalmente se você estiver de mudança, todo cuidado é pouco para evitar problemas. Então acompanhe a seguir algumas dicas para montar a sua cozinha.

Cozinhas modernas: por onde começar a montar?

O passo “zero” a ser tomado em projetos como esse é estabelecer um teto de gastos. Mobiliar a cozinha é um investimento e, portanto, exige que um orçamento seja realizado para que as finanças da família não sejam prejudicadas.

Faça uma estimativa da quantia que pode ser investida na montagem da cozinha e tente ao máximo não extrapolar o limite estabelecido.

Uma dica para não gastar demais é planejar tudo com antecedência. Dessa forma, você terá tempo de sobra para pesquisar produtos, comparar preços, pechinchar, bolar soluções criativas e encontrar alternativas mais baratas para obter os resultados desejados.

1.   Busque por inspirações

Ter uma noção, mesmo que não definitiva, do resultado final é importante para não se perder no meio do processo. Felizmente, a internet é um lugar repleto de dicas e de ideias para se espelhar na hora de montar a própria cozinha com estética moderna.

Experimente utilizar o Pinterest para encontrar inspirações de cozinhas modernas para o seu projeto. Você pode criar uma pasta e agrupar os layouts, designs e móveis de cozinha que mais gostou.

Aproveite para ficar atualizada(o) sobre as tendências mais recentes do mundo da decoração. Seguir designers de interiores e lojas de móveis nas redes sociais são maneiras de conseguir ótimos insights sobre o assunto.

Com base nos seus achados, tente criar seu próprio projeto adequado à sua realidade financeira e intenções de uso da cozinha.

2.   Mapeie os elementos fixos do ambiente

Caso você esteja montando uma cozinha em um local que já possui encanamento, fiação e outros elementos que não podem ser mudados de lugar facilmente, certifique-se de mapeá-los e considerá-los ao planejar o posicionamento e tamanho dos móveis e demais instalações.

Para facilitar, desenhe uma planta do local indicando onde estão os canos que fornecem água, os fios de energia, interruptores e tomadas.

Também se lembre de incluir a abertura de portas e janelas, assim como espaços a serem deixados livres para ventilação de ar e iluminação natural da cozinha.

3.   Opte entre cozinha modulada e planejada

Há opções de cozinhas modernas com móveis modulados, como as cozinhas compactas e completas que vêm prontas para uso, ou planejadas, aquelas que são projetadas conforme pedido do cliente.

Com base no orçamento disponível e nas suas expectativas, você poderá decidir qual tipo de móvel é mais adequado. Para facilitar a escolha, resumimos os principais prós e contras de cada modelo abaixo:

Cozinhas moduladas

Compostas por módulos que funcionam individualmente e em conjunto, elas possuem preços mais acessíveis e entrega rápida, pois as peças já estão prontas à espera do envio.

A depender do nível de dificuldade de montagem, é possível economizar com a própria mão de obra especializada ao montar o móvel com ajuda de amigos.

Os pontos negativos estão associados ao fato dos móveis modulados seguirem padrões de fábrica que não podem ser personalizados conforme as dimensões do cômodo. Assim, há probabilidade de você não conseguir aproveitar o espaço ao máximo com a cozinha modulada.

Cozinhas planejadas:

As cozinhas planejadas não apresentam esse problema, uma vez que todos os aspectos podem ser escolhidos previamente para se adequarem ao máximo ao local onde serão instaladas.

Em contrapartida, a personalização vem acompanhada de um preço elevado e da necessidade de contratar uma loja de móveis especializada em peças planejadas.

Quando você escolher a melhor alternativa, é hora de seguir para o próximo passo!

4.   Escolha o layout ideal

O layout da cozinha nada mais é do que a forma em que os móveis, fogão, pia, geladeira e demais elementos-chave do ambiente ficam posicionados.

As configurações mais comuns em cozinhas modernas são: linear, em formato de “L” e em formato de “U”.

Algumas perguntas podem ajudar na decisão do melhor layout:

  • Como você usa sua cozinha? Foque na sua rotina de uso diária e rastreie os maiores problemas da cozinha atual que podem ser resolvidos com uma nova disposição dos móveis.
  • Como é o espaço disponível? Cada tipo de cômodo, seja pequeno, com conceito aberto, integrado à lavanderia ou à sala de estar, irá combinar melhor com um layout específico. Por isso, é importante levar em consideração as particularidades do ambiente.
  • Como ficará o “triângulo de trabalho”? A disposição da geladeira, pia e fogão no layout deve respeitar a regra do triângulo.

A regra do triângulo da cozinha é um conceito que auxilia a manter a funcionalidade entre os principais elementos do cômodo: a pia, o fogão e a geladeira. Ao traçar uma linha imaginária entre esses objetos, o resultado deve ser um triângulo.

Idealmente, os três pontos devem estar próximos o suficiente para tornar a preparação de refeições eficiente sem restringir os movimentos de quem cozinha.

Segundo a arquiteta Paula Radomille, o recomendado é que a distância entre a pia, fogão e geladeira, quando somada, não ultrapasse os 6 metros.

5.   Priorize a organização e o armazenamento

Além do paneleiro, armários aéreos e bancadas com estilo decorativo moderno, as cozinhas modernas são conhecidas por sua praticidade e visual minimalista.

Para alcançar isso, é necessário investir em soluções de organização e de armazenamento de eletrodomésticos, utensílios de cozinha, panos de pratos, louças e demais itens que merecem seu lugar garantido na cozinha.

Prateleiras flutuantes, ilhas com compartimentos internos e estantes com formato de escadas são opções de mobília que unem o aspecto da decoração moderna à funcionalidade que não pode faltar na cozinha.

Seguindo as dicas acima sobre como montar cozinhas modernas eficientes, você conseguirá projetar seu cômodo e obter resultados incríveis. Deixe o seu comentário para ajudar os leitores do Blogando com Facilidade e Boa decoração!

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *