Importância do Marketing Digital para Empresas

Quando as pequenas empresas estão entrando no mercado, seu foco geralmente está em como obter os seus primeiros clientes. Dentro das várias possibilidades, eles podem contar com formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos e malas diretas com cupons ou até grandes placas na beira da estrada.

Eles podem confiar que, como sabem que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o caminho para eles. Mas isso não é bem assim!

Embora essas estratégias tragam algum tipo de efeito, existe uma maneira melhor e mais fácil. Por isso, as pequenas empresas devem considerar concentrar seus esforços de prospecção de clientes através do Marketing Digital. 


Importância do Marketing Digital para Empresas



A maior parte dos clientes em potencial são encontrados on-line, e esse número de pessoas é infinitamente maior do que você provavelmente poderá atrair com estratégias convencionais de marketing. Através do marketing digital, você pode alcançar um enorme público de maneira econômica e mensurável.

Outros benefícios do marketing online incluem:

A capacidade de interagir com seus clientes potenciais e aprender exatamente o que eles estão procurando.

A possibilidade de alcançar um mercado global.

Você pode economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos dinheiro que os métodos de marketing tradicionais.

Conheça o seu público e permita que eles o conheçam pessoalmente, o que pode ajudar a criar a lealdade à marca.

Você pode acompanhar as respostas aos seus esforços de marketing imediatamente.



Você está adiando a implementação do marketing digital?

Muitas vezes, as pequenas empresas acreditam que não têm tempo nem dinheiro para serem competitivas online. Eles acham que podem enfrentar tantos desafios de uma só vez e ainda estão aprendendo os meandros dos negócios em geral. Muitos deles podem preferir levar as coisas devagar e seguir uma ou duas formas básicas de publicidade, supondo que seus negócios evoluem com o passar do tempo.

Eles podem até pensar que a melhor estratégia é simplesmente esperar que os clientes apareçam. Por serem pequenas empresas , podem pensar que precisam apenas de um pequeno número de clientes.

Esta não é uma abordagem eficaz. Nunca há garantia de que sua empresa vá atrair clientes apenas por existir, e mesmo que isso aconteça, é provável que a sua empresa esteja fadada ao fracasso. Você deve buscar o crescimento constante em vendas, clientes e margem de lucro ano após ano.


Seus clientes estão online



Se você está evitando o marketing digital, é porque acha que simplesmente não está pronto? Você acha que precisa de algum tempo para se estabelecer e depois descobrirá o ângulo do marketing digital?

Você precisa ir ao encontro do seus potenciais e clientes e eles estão no mercado digital, eles estão online. Agora mesmo.

Há uma boa chance de que eles já estejam procurando um negócio como o seu, mas se não conseguirem encontrá-lo facilmente, provavelmente escolherão outra pessoa ou empresa.

É assim que as pessoas fazem negócios hoje. Quando alguém tem interesse nos seus produtos ou serviços,  seja no seu nicho em geral ou se tem curiosidade sobre a sua marca, a primeira coisa que eles fazem é pesquisar online e ver o que podem descobrir sobre você.

Eles esperam encontrar você lá com um site e uma presença nas mídias sociais. Eles procuram saber o que as outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa é confiável e oferece um produto de qualidade.

Se um cliente em potencial não conseguir encontrá-lo on-line, eles poderão concluir que sua empresa não exista. Isso pode parecer um pouco duro, mas é verdade. 

Há uma chance muito boa de que muitos desses clientes em potencial possam decidir não levar a sua empresa a sério e eles rapidamente irão atrás de outra empresa.

Depois de tomarem essa decisão, provavelmente não voltarão.

Seus concorrentes estão online


Para que seu negócio seja bem-sucedido, você precisa prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com eles. Pense nos seus concorrentes não apenas como alguém que você planeja vencer, mas como pessoas que têm algo a ensinar.

Quando você olha o que seus concorrentes estão fazendo, terá uma idéia do que está funcionando e do que não está funcionando. Muito provavelmente, seja qual for o tipo de negócio em que você esteja, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web. Que tipo de conteúdo eles estão usando? Eles estão criando Blog como estratégia de inbound marketing ou estão usando vídeos? 

Como eles comunicam sua marca e o que os torna únicos? Quão bem eles se envolvem com o público? Você acha que pode fazer melhor? Você não pode se não participar de competições no mundo digital.

Se seus clientes em potencial começarem a procurar por um produto ou serviço semelhante ao seu e conseguirem encontrar no site de seus concorrentes, mas não no seu, você estará colocando sua empresa em risco. Nesse cenário, seus concorrentes estarão absorvendo cada vez mais demandas no mercado, crescendo e se tornando mais sólidos no mercado.

 

Esteja acessível aos seus clientes


Está claro que, no mundo digital de hoje, o primeiro lugar em que o consumidor médio procura o que deseja é online. Qualquer que seja o produto ou serviço que eles estejam procurando, provavelmente iniciarão sua pesquisa no Google. Se você não tem presença online, não será encontrado e não poderá usufruir da facilidade e o alcance que esse mercado digital oferece.

Se você tem uma presença online, mas seus concorrentes estão nas melhores posicionados do Google, você ainda não será encontrado.

Além de criar um site, você precisa otimiza-lo para os mecanismos de pesquisa. Essa é uma das melhores estratégias e que podem ajudá-lo a superar seus concorrentes, sendo o primeiro nome que um cliente em potencial encontra em uma pesquisa no Google com palavras-chave que podem levá-los ao seu site e torná-los seus clientes.

Perguntas simples para as quais seus clientes em potencial desejam respostas rápidas devem ser facilmente descobertas on-line, como onde você está, qual é o seu horário e o que você se especializa. Observando o site e os sites dos concorrentes lado a lado, os clientes em potencial devem poder comparar horários, preços, ofertas especiais e muito mais.

É por isso que é essencial que você saiba o que seus concorrentes estão fazendo. Seus clientes potenciais já estão checando você e seus concorrentes. Eles já estão comparando você com o outro. Qual eles estão escolhendo para comprar?



Permita que os clientes venham até você



Pense no marketing digital como uma maneira de tornar-se acessível às pessoas que você está tentando alcançar para oferecer seus produtos e serviços. Os seus esforços para atrair novos clientes devem ir muito além das estratégias convencionais de marketing. Você é capaz de atrair um público muito maior do que você poderia apenas no mundo offline.

Ao criar uma presença na web, sua empresa está aberta para negócios, mesmo quando está fechada. Você pode criar uma atmosfera na qual seus clientes possam entrar em contato com você a qualquer hora do dia ou da noite.

Tenha uma estrutura que facilite o contato dos seus clientes com a sua empresa, os clientes e possíveis clientes podem enviar e-mails com perguntas, fazer compras e aprender sobre o que elas estão comprando.

Além disso, busque utilizar estratégias de marketing digital para atrair mais clientes, como por exemplo implementar um programa de afiliados, fazer anúncios do Google Adsense ou Facebook Ads, são ótimas formas de captar mais potenciais clientes para o seu negócio. 

Conheça o seu público-alvo

O marketing digital permite que você se envolva com seus clientes potenciais. Você pode gradualmente conhecê-los e descobrir o que eles esperam encontrar. Nas mídias sociais ou em um blog, você pode iniciar uma conversa. Faça uma pesquisa ou tente conhecê-los. Preste atenção nos comentários ou nas respostas às pesquisas.

Ao interagir com as pessoas digitalmente, você pode começar a conhecer o que elas estão procurando. Onde está a dor deles? O que os mantém acordados à noite? Que soluções você pode oferecer a eles? Em vez de tentar adivinhar, o marketing digital permite ferramentas e métodos para descobrir quem realmente são seus clientes.

Dessa forma, você começa a construir um relacionamento com seus clientes. Você se torna muito mais que uma empresa que tem um produto. Você se torna um parceiro confiável. As pessoas têm muito mais probabilidade de comprar de empresas das quais já compraram.

Poucas formas de publicidade são tão econômicas quanto o marketing digital. As pequenas empresas freqüentemente tentam fazer o máximo possível com um orçamento pequeno. Muitas formas de marketing digital permitem que você comunique sua marca e alcance um público-alvo amplo, mesmo quando seu orçamento é muito apertado.

Comparado à publicidade na TV, rádio ou mala direta, o marketing digital custa consideravelmente menos e atinge um público muito maior ao mesmo tempo. Usar o marketing digital para promover sua pequena empresa ajudará você a ter uma chance muito maior de sucesso nos negócios.


Se você quer continuar por dentro e acompanhando os melhores conteúdos sobre Marketing Digital, acompanhe o blog ClickMediaNeira, eles estão sempre colocando conteúdos de extremo valor sobre esse mercado.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange