Marketing Digital para dentistas: 4 estratégias para investir e otimizar os resultados

Sabemos que a transformação digital revolucionou diversas áreas, principalmente a comunicação. O que antes era feito somente por jornais, revistas ou no máximo, pela televisão, hoje é possível ter acesso com apenas um clique.

As pessoas utilizam a internet para absolutamente tudo. Se comunicar, trabalhar e até mesmo, sanar suas dúvidas. Foi-se o tempo em que os clientes iam até as lojas físicas para saber sobre a ficha técnica do produto ou então, pediam avaliações de vendedores. 

Hoje, basta fazer uma rápida pesquisa na internet e é possível obter não só os detalhes, mas também, ter acesso a resenhas completas sobre qualquer tipo de produto. 

Quando se trata de serviços, o mesmo acontece. Por isso, as empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade e hoje, é fundamental estar bem posicionado na web.

Na área da saúde, não é diferente. É possível utilizar a internet como aliada a fim de captar novos pacientes e também, fazer com que os antigos sejam fidelizados.

Por que investir em Marketing Digital

O Marketing sempre esteve presente nos consultórios odontológicos, seja em cartões, flyers, banners e entre muitos outros exemplos de marketing offline. 

Existem muitas pessoas que não se atentam a isso, porém, estas também são ferramentas de marketing. O que muda é que no Marketing Digital, as estratégias utilizadas em grande parte são para conteúdos digitais. 

Portanto, investir em Marketing Digital é utilizar plataformas online para gerar interação e levar valor agregado para os novos clientes – ou no caso da odontologia, pacientes. 

Imagine uma empresa que vende convênios odontológicos. Antes de se preocupar em fechar contratos, é preciso estabelecer uma credibilidade a respeito da qualidade do serviço e atendimento. Não é mesmo? 

Mas então, o que fazer?

Pensando em tudo o que já dissemos anteriormente, separamos 4 estratégias que se colocadas em prática, certamente serão obtidos resultados de qualidade. Confira a seguir:

Crie um blog

Os blogposts são textos e artigos ricos em informações e capazes de atrair milhares de usuários que desejam aprender sobre determinado assunto. 

É possível abordar diversos assuntos e ainda sim, linkar com a sua área de atuação. Mas tome cuidado, não use o seu blog para falar apenas de você e sua clínica. 

As pessoas estão ali para procurar respostas, como por exemplo, a importância de ter um convênio odontológico ou então, a diferença do aparelho fixo para o móvel. 

Aposte em conteúdos criativos e informativos. Afinal, quanto melhor o seu conteúdo, maior posicionamento ele terá e assim, quando um paciente pesquisar por termos relacionados à odontologia de acordo com a necessidade em questão, como “dentista convênio”, o seu site estará entre os primeiros links se contar com conteúdos de embasamento no assunto da pesquisa. 

Esteja presente nas redes sociais

Assim como o blog, as redes sociais são o cartão de visita de sua empresa. Portanto, é recomendado o investimento nestas plataformas para que novos pacientes sejam atraídos. 

A vantagem é que a divulgação pode ser feita de forma paga, mas também, orgânica e ter alto alcance. Isso porque, nas redes sociais, é possível compartilhar conteúdos e publicações. 

Logo, algo que um paciente que já conhece o seu trabalho compartilha de sua página, pode chegar à centenas de outras pessoas que não conheciam a sua clínica e podem vir a se tornar potenciais pacientes. 

Mas calma, você não precisa estar presente em todas as redes sociais. Procure saber quais os seus pacientes mais estão presentes e invista na(s) melhor(es) mídia(s) para você e a sua persona.

Lembre-se: Mais vale uma rede social bem planejada do que várias sem o mínimo de cuidado.

Otimize os seus conteúdos

Não basta criar um conteúdo. No Marketing Digital, é preciso utilizar técnicas de SEO para otimizar os conteúdos. 

A técnica de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Mecanismos de Busca traduzindo para o português, baseia-se na melhor configuração do conteúdo para que o posicionamento da sua publicação nos buscadores seja o melhor possível. 

Afinal, quem não quer estar na primeira página do Google, não é mesmo?

Use o Google Adwords

Sabe quando você abre o Google e pesquisa sobre qualquer coisa, como por exemplo “convênio dental” e logo em seguida, ao abrir algum site ou plataforma, diversos anúncios de planos odontológicos surgiram?

Então, o Google Adwords é o responsável por essa situação acontecer. 

Não se trata de mágica e nem de espionagem. O que acontece, é que graças aos algoritmos que as pesquisas indicam, anúncios que fazem relação aos conteúdos que você viu, irão aparecer nos próximos minutos e até mesmo, dias. 

Estes anúncios podem ser de grande interesse para dentistas que desejam alavancar o seu consultório. Isso porque ao utilizar o Adwords, seu trabalho será divulgado à pessoas que se interessam pelo assunto. Logo, a taxa de assertividade é grande. 

Por fim

Agora que você já sabe quais as principais estratégias recomendadas para dentistas, chegou o momento de colocar em prática. 

De modo que nenhum resultado é igual, é preciso saber o que faz mais sentido para o seu consultório. Não existe uma receita pronta, é preciso criar o seu próprio método até entender o que faz e o que não faz sentido.

Estude quem são os seus pacientes, entenda quais são os seus objetivos e crie planos para atraí-los de forma criativa e adequada. 

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Ideal Odonto

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange