O que é branded content?

Nos últimos anos, tivemos provas flagrantes da transferência de poder dos canais tradicionais de comunicação para os digitais, vide as manifestações anticorrupção organizadas via redes sociais, as greves de caminhoneiros via Whatsapp e, a mais contundente delas, a eleição de um candidato com oito segundos de tempo de TV. 

Isso mexeu com as assessorias de imprensa, que passaram a oferecer soluções para romper o desafio de chamar a atenção do público-alvo dos clientes nas mídias online. 

Isso mostra a importância de apostar no marketing de influência e também evidencia o poder do que conhecemos por: branded content! 

Dentro dessa estratégia de marketing de conteúdo, o branded content ou conteúdo de marca, com a criação de conteúdo relacionado ao universo institucional, vem se destacando. Mas ganhar visibilidade online vai muito além de ter um perfil nas redes sociais e investir em posts patrocinados. 

Mas, afinal, o que é isso?

O branded content é uma solução para o grande desafio de transmitir a mensagem de uma empresa/marca aos seus consumidores! Por isso, a tradução do termo é literalmente “conteúdo de marca”. 

Sendo assim, entendemos que são conteúdos totalmente voltados para o universo da marca, tendo qualidade e relevância para o público final. 

Caso você esteja se perguntando qual o objetivo disso, a resposta é a seguinte: ao invés de associar sua marca com anúncios que podem ser ignorados ou passar despercebidos, o branded content faz com que sua marca seja sinônimo de informação e até diversão. É isso que tem mais valor para o consumidor! 

Ninguém vai lembrar de um anúncio que não leu, mas certamente irão procurar se envolver com empresas que proporcionam mais do que produtos e serviços. 

O branded content pode ser feito aproveitando diversos canais e formatos, principalmente os meios digitais – com aplicativos, podcasts, redes sociais, entre outros.

Como usar o branded content a seu favor?

É preciso estar presente no ambiente virtual com conteúdo útil, de valor, relevância e qualidade para o leitor. 

Esse conteúdo que em nada se assemelha com a publicidade tradicional pode até mesmo dispensar o nome da marca. A audiência está interessada na troca: tempo do leitor x informação que a empresa quer passar.

A grande oportunidade que o branded content traz para as empresas é de que elas podem criar seus próprios canais, realizando a comunicação em formatos variados para despertar o engajamento e a interação do público.

Por isso, se quer usar tudo isso ao seu favor, precisará ter ao seu lado profissionais que entendem do assunto e sabem como traçar um planejamento com uso do branded content. 

Isso implica em definir composição, fazer orçamentos, pesquisa e decisão, redação qualificada, revisão, publicação e distribuição. 

Você pode contar com profissionais independentes ou procurar por uma assessoria de imprensa com a estrutura adequada para oferecer trabalho com desenvolvimento de branded content. 

Como identificar um bom branded content?

Trabalhar em estratégias de marketing digital e marketing de influência implica em saber que você vai ter menos tempo para planejamento. O motivo disso é bem simples e nítido: as ações e reações precisam ser rápidas e instantâneas.

Se não for assim, a atenção do público logo rapidamente se volta para outro assunto, e você pode perder a tão esperada boa chance de ganhar visibilidade.

A questão é que nesse caso o planejamento perde espaço, mas o monitoramento e gerenciamento ganham mais importância. Por isso é tão importante contar com profissionais que podem e sabem como fazer o acompanhamento ideal.

Sabe por que toda essa importância a essas fases do processo? No que diz respeito a branded content, o que você faz depois de divulgar um conteúdo é crucial e determinante para o seu sucesso. 

Você precisa entender o que está acontecendo com o conteúdo nas mãos do público e tentar manter esse resultado sempre “ativo”. Quanto mais interesse e engajamento o conteúdo estiver gerando, mais você amplia suas chances de sucesso com a estratégia.

Vale lembrar que você pode sempre atualizar os conteúdos. Sendo assim, um conteúdo que não te traz resultado nenhum pode se tornar o seu branded content de mais sucesso em questão de segundos!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange