O Que É Gestão Da Produção E Qual O Mercado Profissional

As maiores empregadoras do mundo, ainda são as indústrias. Apesar do crescimento e avanço acentuado do setor de serviços, a indústria continua tendo papel fundamental na criação de bens de consumo e é a partir dela que todos os outros setores se tornam necessários.

Com essa visão da importância que as indústria ainda possui, é que fica cada vez mais obrigatório o trabalho do Gestor de Produção, um profissional capaz de planejar e criar meios para que a indústria produza mais e melhor e com preços mais competitivos, mas com menos custos. Entenda agora o que é a Gestão da Produção e qual o Mercado Profissional dessa área que tem muito a oferecer.

O Que É Gestão Da Produção

Mais conhecida como Gestão da Produção Industrial, é uma área da Indústria que acompanha os processos de fabricação e estabelece uma ponte entre todos os departamentos de uma indústria.

O profissional em Gestão da Produção, tem o papel fundamental de reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e tudo de forma mais rápida e produtiva. Basicamente focada na Indústria, a Gestão da Produção oferece aos seus profissionais, qualificação para exercer e desempenhar as seguintes áreas:

  • Determinar os custos e como reduzi-los;
  • Controle e serviços de manutenção;
  • Administrar e planejar a gestão de logística;
  • Desenvolver projetos de infraestrutura para produção;
  • Coordenar equipes de produção;

Garantir e aplicar normas regulamentadoras para segurança e saúde de funcionários.

O profissional em Gestão da Produção estuda por 3 anos e se torna tecnólogo ao final do curso, tendo como base de seu aprendizado, 60% de matérias teóricas e pode ser necessário estágio supervisionado para assimilação total do conhecimento obtido.

Perfil Profissional

Os profissionais em Gestão da Produção devem ser pessoas com foco, ágeis, pró ativas e responsáveis, além de organizadas e tenham controle e atenção de todos os processos. Devem ser planejadoras, concentradas em resolver os problemas gerenciais e produtivos da empresa e ter noção de gestão de equipes e pessoas.

O profissional deve ser bom em se relacionar tanto com o chão de fabrica como com seus superiores, para se tornar um intermediário e sanar as necessidades de ambos os lados de forma pacífica. Com bom raciocínio lógico e visão estratégica, o gestor em produção industrial deve ser alguém que está concentrado em solucionar os problemas da empresa.

Mercado Da Gestão Da Produção

Como foi dito no início do artigo, a área é tipicamente industrial e apesar da queda da indústria em todo o mundo, essa área é a que tem crescido mais, já que é de interesse desse setor, uma nova visão estratégica que faça os produtos se tornar cada vez mais competitivos, interessantes, baratos e o custo ainda menor e com uma produção mais relevante.

Os setores automotivos e do petróleo são os maiores mercados, onde esse profissional tem sido mais buscado, valorizado e onde os salários são mais atraentes. O fato de haver poucos profissionais qualificados na área, maiores são as chances para quem está se formando hoje, sendo uma ótima oportunidade de começar bem no mercado ou mudar de área de forma exponencial.

Qualifique-Se Em Gestão Da Produção

Mesmo em um mercado industrial oscilante, a área da Gestão da Produção tem se tornado uma alternativa para que trabalhadores da indústria continuem firmes e com força total.

Se o seu sonho é trabalhar na indústria, faça hoje curso gratuito online de Gestão da Produção, que oferecerá uma gama de conhecimento para sua qualificação. Com certificado reconhecido pelo Mec, é uma ótima profissão para seguir em frente e obter sucesso profissional.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange