O que é link building? Confira dicas para aplicar a estratégia

Se você não sabe o que é link building, fique tranquilo porque você não está sozinho. Incluso no conjunto de técnicas que conhecemos como SEO (Search Engine Optimization), o link building é uma técnica relativamente nova em termos de marketing.

Contudo, apesar de ser muito poderosa, essa estratégia costuma também ser subestimada. Porém, além de posicionar melhor o seu site em mecanismos de busca, ela traz também outras vantagens de marketing digital. Então, vamos falar um pouquinho sobre o tema?

Se você ficar interessado no assunto e quiser se aprofundar, um bom caminho é procurar por cursos de SEO que oferecem mais detalhes sobre como aplicar a estratégia na prática.

O que é link building?

O link building funciona como uma forma de redirecionar leitores de outros sites para a sua página. Imagine que você acessa um determinado blog sobre marketing digital e, dentro do artigo, encontra um link para outra página que complementa o assunto. Basicamente, isso é o link building. 

Incluir essa técnica em sua estratégia de marketing é muito importante para atrair nossos visitantes. Com esses cliques compartilhados, você e a página parceira podem aumentar o tráfego orgânico sem nenhum custo adicional.

Além disso, os links direcionados para o seu site ajudam o Google a entender que sua página é, de fato relevante. E, como você já sabe, essa relevância é imprescindível para alcançar um bom posicionamento na busca.  

As principais formas de obter links redirecionando para o seu site são: 

  • Artigos de blog;
  • Diretórios;
  • Fóruns;
  • Especialistas da área;
  • Tutoriais e guias em formato de e-books;
  • Locais para Guest Post (onde você escreve como convidado em um blog);
  • Redes Sociais;
  • Widgets;
  • Reviews de Produtos e;
  • Vídeos.

Antes de começarmos a apresentar dicas de link building, é preciso ressaltar que nem qualquer recomendação é boa. É importante conseguir parceiros relevantes e que ajudem a criar uma reputação positiva para a sua página.

Para isso, não caia nas seguintes armadilhas: 

Colocar links demais em um artigo

Quando você lota um texto de links externos, o Google entende que o seu próprio conteúdo não é o suficiente para sanar as dúvidas dos seus leitores. Da mesma forma, o seu artigo pode ficar muito poluído de hiperlinks e acabar prejudicando a leitura.

O ideal é que cada URL seja posicionada de forma estratégica, como um complemento do conteúdo e não uma indicação de sites que podem ser classificados como melhores que o seu. 

Ser referenciado por sites não confiáveis

A internet funciona como uma grande enciclopédia. O problema é que todos podem publicar em seus sites, mas nem todos são confiáveis. Quando a sua página é referenciada por um artigo de páginas sem credibilidade, automaticamente o seu próprio blog também perde a relevância. 

O ideal é firmar parcerias com fóruns e blogs cujo conteúdo se assemelha ao seu. Assim, ambos podem crescer juntos! 

Disponibilizar muito espaço para anúncios

Você sabia que os anúncios também se encaixam na categoria de link building? Pois é. Como eles são links externos, os links patrocinados também são considerados para criar a relevância da sua página.

Ao disponibilizar a maior parte da sua página para anúncios, você acaba por poluir a página. O ideal é que, no máximo, 25% do espaço seja reservado para a monetização. 

Agora que você já sabe o que é link building e quais são as maiores armadilhas no assunto, chegou a hora de conferir estratégias para conseguir links para o seu site. Então não deixe de ler o artigo até o final! 

Confira as principais técnicas de link building para o seu site:

Guest post

O guest post, como já mencionamos acima, ocorre quando você faz uma colaboração no site de um parceiro. Isso funciona quase como uma participação especial. Ou seja, você escreve um artigo para ser divulgado em outro blog.

Essa é uma das melhores formas de conseguir não apenas o link para o seu site, como também de aumentar a credibilidade da sua página. Afinal, se você tem autoridade para escrever em outro site, isso significa que o seu conteúdo é relevante! 

Links de concorrentes

A análise da concorrência é importante para qualquer tipo de negócio. Com o link building, isso não poderia ser diferente! Ficar de olho nos links dos seus concorrentes ajuda a sua equipe de marketing digital a bolar estratégias voltadas para a sua empresa.

Isso porque os links conquistados por outras empresas do mesmo segmento que a sua provavelmente podem se encaixar em sua própria página. Portanto, não deixe de manter o olho nas páginas concorrentes! 

Influenciadores digitais

Por último, não podemos deixar de citar os influenciadores digitais para conseguir links externos. Afinal, esse tipo de profissional é cada vez mais relevante quando o assunto é marketing digital.

Para conseguir as referências, é preciso encontrar influenciadores que falam sobre o conteúdo tratado no seu site. Felizmente, existem diversas ferramentas e agências que podem simplificar esse trabalho. Então, é só firmar a parceria e começar a construir o seu plano de comunicação!

Agora que você já sabe o que é link building e como incluir essa estratégia no seu cotidiano, chegou a hora de colocar a mão na massa. Caso queira compartilhar alguma dica extra ou tirar dúvidas sobre o assunto, aproveite para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Ah, e não esqueça também de compartilhar esse artigo em todas as redes sociais! 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange