Quais são os custos do desenvolvimento de sites?

Entender ao certo quais são os custos envolvidos no desenvolvimento de sites pode ser algo difícil e com certeza é a principal dúvida de muitos desenvolvedores. E é exatamente por isso que este artigo vai mostrar exatamente algumas dicas importantes de como colocar preços nesses tipos de serviço e, além disso, como justificar todos os valores aos clientes, algo que é realmente muito importante. 

Tenha sempre em mente que o planejamento é uma das principais etapas para o desenvolvimento de sites, certo? Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é a criação de um briefing que seja capaz de explicar exatamente quais são as reais necessidades do cliente ao querer começar um novo site ou mudar o seu já existente. 

Tendo essas informações iniciais já é possível montar o esqueleto do projeto e, dessa forma, conseguir definir o orçamento junto com o cronograma de entrega para passar ao cliente. Tudo isso é muito importante para conseguir criar um projeto de sucesso. 

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do conteúdo e confira também os principais erros a serem evitados durante o desenvolvimento de sites. Boa leitura. 

De que forma calcular o valor do desenvolvimento de sites

Como já mencionado antes, antes de saber quanto custa um site e calcular o valor do desenvolvimento de sites é necessário saber ao certo quais são as expectativas e as necessidades do cliente, ou seja, como ele quer que seja a interface do site, quais serão as funcionalidades e o que ele espera do serviço de forma geral. 

Apenas depois de ter todas essas informações em mãos dá para definir ao certo todas as particulares do projeto e, consequentemente, o valor. Geralmente, há duas formas de cobranças que são mais comuns para esse tipo de serviço: por projeto ou por hora. O primeiro caso normalmente é aplicado em projetos mais complexos, os quais precisarão ser produzidos do zero. Por sua vez, a cobrança por hora é mais utilizada em demandas pontuais, como manutenções, por exemplo. 

A boa notícia é que existem algumas ferramentas na internet que podem te ajudar a saber ao certo o quanto cobrar por serviço realizado em relação ao desenvolvimento de sites. Basta pesquisar por “calculadora freelancer” para conseguir estimar em média o valor de um projeto ou da sua hora de trabalho. Por mais que não pareça, isso pode ajudar e muito no começo. 

Outra dica importante é tentar entender o valor que os seus concorrentes estão cobrando também. Ao fazer isso, não é para copiar o preço, certo? Afinal de contas, muitas variáveis devem ser consideradas. Pode ser, por exemplo, que o seu concorrente já esteja no mercado há muito tempo e, dessa forma, é praticamente impossível oferecer serviços com o mesmo preço do que ele. Por isso é importante ter cuidado. 

O que evitar no desenvolvimento de sites

Agora chegou a hora de ver o que deve ser evitado durante o desenvolvimento de sites para que o projeto saia realmente conforme o esperado. 

Não saber o objetivo do cliente

É comum que o cliente não saiba falar ao certo quais são os seus objetivos ao criar um site. No entanto, você precisa conversar bastante com ele até que ele consiga dizer finalmente o que pretende com o projeto. Se for necessário, explique para esse cliente as diferenças entre formatos e modelos e mostre qual é o melhor para o caso dele em específico. 

Mostrar que você realmente sabe do assunto é algo muito importante. Apenas não se esqueça de que é impossível fazer um bom projeto sem saber o objetivo do seu cliente. 

Não recomendar outros serviços

O desenvolvimento de sites envolve realmente diversos aspectos: painel de controle, hospedagem, domínio, entre outros. E, mesmo que todas essas coisas sejam comuns a você, desenvolvedor, é necessário entender que para os clientes não são. Sendo assim, além de falar todos os serviços necessários não deixe também de recomendar outros serviços, bem como os melhores fornecedores. 

Não mostrar tendências

Como um profissional da área, é de suma importância que você esteja sempre atento às novas tendências para passá-las aos seus clientes. Mostre, por exemplo, a importância de criar um site responsivo atualmente e de investir na velocidade de carregamento. Essas coisas são fundamentais. 

Conclusão

Como você bem sabe, muitas coisas estão por trás do desenvolvimento de sites, não é mesmo? Sendo assim, esteja sempre atento, saiba definir seus custos e busque ao máximo oferecer o melhor para os seus clientes.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange