Quem está bem ranqueado no google vende mais?

Esses questionamentos são diários na vida de quem faz um trabalho assíduo de SEO em sites, bem como quem tem o Google ads , ou Google adwords como muitos ainda preferem chamar.

A busca por estar em primeiro lugar no google com palavras chaves referente ao seu negócio é intensa, é insana, é surreal.

Com isso várias técnicas são utilizadas como por exemplo backlinks em sites externos que é quando a pessoa quer que seu site esteja em sites de outras empresas falando a respeito, pois isso é um dos fatores de ranqueamento do google.

Muitos também recorrem à sinais sociais onde várias Redes Sociais podem compartilhar um post no google como por exemplo Pinterest, Facebook, Reditt, Linkedin e vários outros.

Para aumentar o alcance de visualizações e engajamento há quem publique todos os dias em seu blog informações sobre seu produto ou serviço, sempre pensando nas melhores palavras chaves exatas, cauda longa, cauda curta, melhores combinações.

Também existe o monitoramento de posições das melhores palavras chaves como o site Ahrefs , o próprio Uber Sugest do Neil patel que é um monstro no mundo digital.

Entretanto, para estar em primeiro lugar no google ou pelo menos nas 4 primeiras posições em mercados muito concorridos é quase que necessário investir em Google Ads, que são os anúncios patrocinados onde as 4 primeiras posições vêm com a palavra ” Anúncio” escrita ao lado. Ou seja, quando você fizer uma busca no google e encontrar a palavra Anúncio é porquê aquela empresa investiu para estar nas primeiras posições e pagou relativamente caro por isso.

Estar em primeiro lugar no Google

O Google Ads tem vários fatores de posicionamento, mas sem dúvida alguma o maior fator de ranqueamento é o CPC= custo por clique, onde há um leilão por palavras e termos de pesquisa e se os seus concorrentes cobrirem a sua oferta eles ficarão em primeiro lugar. Gostem ou não é assim que funciona.

Mas aí você pode pensar: Ah, então ficarei somente na busca orgânica com o SEO.

Ok… é um direito seu e teoricamente uma escolha super inteligente. Contudo, para estar nas primeiras posições da busca orgânica no Google você terá que investir muito tempo (conhecimento) e muito dinheiro também.

Sim… você terá que produzir conteúdos de muita qualidade para ir ganhando notoriedade no google, muitas vezes terá que comprar backlinks de sites com ótima autoridade para que a autoridade do seu site cresça junto aos mecanismos de buscas, entre outros.

Mas não se esqueça que se o seu termo for de médio a muito concorrido certamente outras empresas investirão no Google Ads. Então se o seu termo de pesquisa for o melhor do orgânico você aparecerá na quarta ou na quinta posição do google já que as 3 ou 4 primeiras é para quem investir em Google Ads.

Digamos que você queira ranquear a frase ” Consertos de roupas em São Paulo ” você poderá ficar em primeiro lugar no Google com essa frase.

Todavia, você estando nas primeiras posições não é garantia de Sucesso em Vendas, mas você venderá pelo menos o razoável.

Como assim? Nós te explicaremos.

Estando nas primeiras posições do Google, tendo um site bacana, você receberá pessoas interessadas em maiores informações, que pé o que o pessoal chama de ” lead ou leads“. É como se fosse um aceno de mão do tipo:

” Ei, quero saber mais sobre isso aí que você está dizendo que faz ou que tem”.

Daí começará todo o atendimento, orçamento e tenha em mente que as pessoas buscam praticidade e elas não tem a consideração de que o fato de você estar em primeiro lugar é porquê você investiu muito tempo e muito dinheiro. Sendo assim, se o seu produto ou serviço tiver um preço alto pode ter certeza que a grande maioria das pessoas clicará em outros anúncios até que tenham um preço que atenda melhor aos seus anseios.

Como demonstrar qualidade na busca incessante por preço baixo?

O que ameniza bastante a idéia de orçamento caro é quando a pessoa interessada nos serviços encontra em sua empresa Avaliações Positivas no Google Meu Negócio onde vários clientes falam bem da sua empresa. Clientes esses que também acessaram o google, entraram em contato e deram a chance para você e sua empresa lhe prestar serviços e ou vender produtos.

Qual a melhor estratégia: Google Ads ou Orgânico?

As 2 estratégias são excelentes, essenciais e as 2 se complementam.

Se você não quer investir em publicidade paga faça somente o orgânico mas lembre-se que as 3 primeiras ou 4 primeiras posições sempre serão das empresas que investem em publicidade paga.

Porém, se você quiser investir somente em Google Ads lembre-se que se um dia você resolver parar de investir em publicidade paga você ” sumirá” do Google como se nunca tivesse existido, ao passo que no orgânico bem trabalhado sua empresa sempre estará na Internet.

O orgânico através do SEO é fundamental pois muitos usuários tendem a clicar em posts até mais antigos afim de confirmar a idoneidade da empresa, bem como consultar os preços e se a sua empresa investir somente em publicidade paga você pode até ter a primeira, segunda ou terceira posição e só… E há quem não goste de clicar em publicidade paga exatamente por saber que é a própria empresa falando de si mesma, e prefira clicar em links orgânicos ( como se também não fosse a empresa falando de si mesma) sic.

Tanto no Google Ads quanto no Seo você poderá terceirizar os serviços, mas lembre-se de estudar muito para ter um parâmetro do que está certo ou não está certo pois muitas vezes as empresas poderão empurrar com a barriga e você gastar tempo e investimento.

Não seja escravo do Google Ads sem conhecer a ferramenta

Há muitos casos de empresas especialistas em Google Ads que só sabem falar para o cliente investir mais e mais dinheiro para estar em primeiro no google, mas não se atenta ao fato da empresa por exemplo vender serviços ao invés de vender produtos. No caso de vendas de serviços muitas vezes a melhor estratégia no google é divulgar os serviços num raio de 10 ou 20 km no máximo ao redor da sua empresa.

Se a sua prestação de serviços for de um preço alto é possível você escolher até por renda e idade das pessoas, por exemplo:

Digamos que você tenha um Atelier de Costuras em São Paulo que faça os Ajustes de Roupas. Se você tiver excelentes costureiras que façam os consertos de roupas com muito critério automaticamente o preço dos serviços será de moderado a alto. Sendo assim, quem poderá pagar pelos serviços prestados será o público A e B. Então você poderá fazer sua campanha no Google Ads do tipo:

Escolher um raio de 10 km em bairros nobres, para pessoas de tal idade a tal idade (aconselhamos de 35 a 55 anos se o seu orçamento diário for baixo pois é o público economicamente mais ativo) que ganhe até 50% das maiores rendas $$$$. Dependendo se o seu orçamento for muito baixo para gastar no google, coloque as 30% maiores rendas.

Mas lembre-se que quanto mais você segmentar sua campanha (restringi-la), menos cliques você terá no Google. Então tem que haver coerência entre Qualidade contra Quantidade sendo que se você refinar muito a pesquisa pode ter mínimos cliques, ao passo que um concorrente pode queimar mais dinheiro e ter mais cliques do que você, inclusive cliques dos melhores possíveis clientes).

Estratégia de SEO

Uma das imensas vantagens de SEO é que você pode trabalhar com termos bem amplos e genéricos, algo que o Google Ads não aceita. Aí vai um belo exemplo:

Digamos que você venda Açaí em São Paulo e quer anunciar bastante no Google. Se for no Google Ads você terá de usar termos bem específicos do Tipo: Melhor açaí de Sp, Açaí saboroso sp , comprar açaí em Sp.

Já no Seo você poderá trabalhar termos do tipo:

Venha provar o melhor açaí de são Paulo aqui na Barraca XYZ;

Onde comprar o açaí mais gostoso de São Paulo,

Saboroso açaí com cupuaçu com os melhores acompanhamentos do Mercado.

Agora imagine se você puder fazer a estratégia de anunciar no Google Ads e super complementar com SEO ? É garantia de contatos que se forem bem trabalhados resultarão em vendas.

A diferença entre Google Ads e SEO é que Google Ads é venda imediata e SEO é branding, fortalecimento de marca, e consequentemente vendas.

Se bem alinhadas, as 2 estratégias juntas resultarão em vendas de imediato e em médio e longo prazo o fortalecimento de sua marca.

Inclusive muitas empresas durante a pandemia de 2020 por conta da covid 19 deixaram de anunciar no Google ads para cortar custos uma vez que no começo da pandemia muitas pessoas deixaram de consumir diversos produtos e serviços.

Entretanto, as empresas que estavam bem ranqueadas no Google por conta do SEO continuaram em evidência mesmo que de repente vendendo muito menos dependendo do seu produto ou serviço, mas ficou até melhor posicionada por conta de vários anunciantes do google ads pausaram as campanhas, já as empresas que pausaram as campanhas do Google Ads e nunca investiram em tráfego orgânico simplesmente sumiram do ” mapa google” e muitas delas faliram infelizmente.

E a sua empresa, qual estratégia usa para estar em evidência no Google?

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange