Vantagens e desvantagens das ferramentas a bateria e com fio

As ferramentas sem fio, cada vez mais comuns no Brasil, estão revolucionando a forma de trabalhar em quase todo o mundo. Aos poucos, os usuários vão percebendo as vantagens que a autonomia e a liberdade de movimento nos proporcionam. E é agora que é conveniente aproveitar as ofertas e promoções de ferramentas a bateria, pois começou a competição para que profissionais e amadores livrem-se dos cabos!

Grandes fabricantes como a Makita, Einhell, Bosh, Husqvarna, Black&Decker, Tramontina, Skill, Gamma e muitas outras apresentam suas soluções. A cada ano surgem novas ferramentas, novos sistemas de bateria, kits e acessórios de ferramentas para marcenaria, manutenção, elétrica, jardinagem, linha automotiva e por ai vai. Se você buscas ferramentas para marcenaria hobby terá nestas marcas grandes opções.

No entanto, ao comprar, ainda temos muitas dúvidas sobre se eles serão potentes o suficiente ou quanto tempo a bateria vai durar ou se vai durar o suficiente. Este guia prático revelará tudo o que você precisa saber antes de comprar ferramentas sem fio e ajudará você a perder o medo do aparelho sem fio.

Ao escolher entre ferramentas sem fio ou com fio, não devemos apenas verificar se vamos trabalhar perto de uma tomada. Novas inovações tecnológicas em ferramentas sem fio tornaram algumas ferramentas maiores quase tão poderosas quanto suas versões com fio. Por isso, tornaram-se uma opção a ter em conta na hora de comprar uma ferramenta para o seu trabalho de bricolagem.

Vantagens e desvantagens das ferramentas a bateria

Embora seja bastante intuitivo, não faz mal rever as vantagens e desvantagens das ferramentas sem fio ; você pode descobrir um novo.

Vantagens das ferramentas sem fio

  • Uma das desvantagens das ferramentas com fio é a possibilidade de o fio ser danificado. Na verdade, é bastante comum que ele seja danificado pelo uso indevido, como esticá-lo ao desconectá-lo. Com ferramentas sem fio não teremos esse problema.
  • Por não possuir cabo, oferece maior flexibilidade e portabilidade, principalmente em trabalhos ao ar livre ou no local.
  • Eles permitem que você manobre e se mova livremente em espaços apertados, evitando tropeçar ou ficar preso em um cabo.
  • Hoje, quase todas as ferramentas elétricas possuem uma bateria de íon de lítio. Essas baterias são extremamente duráveis ​​e sua carga não diminui quando a ferramenta não está em uso. Eles toleram entre 1.000 e 1.500 ciclos completos de carga, o que para a grande maioria dos usuários significa muitos anos sem a necessidade de comprar uma bateria para substituição. 
  • Algumas ferramentas sem fio vêm em kits que fornecem várias ferramentas com uma ou duas baterias a um preço mais vantajoso do que comprá-las separadamente.
  • Geralmente são mais fáceis de armazenar do que ferramentas com fio.
  • As principais marcas de ferramentas sem fio, como Makita, Milwaukee, Bosch e DeWalt, atualmente mantém o mesmo suporte de bateria, para que você possa usar a mesma bateria em diferentes ferramentas da mesma marca. 
  • Na maioria dos casos, a ferramenta sem fio tem mais torque do que seu equivalente com fio. 
  • Os riscos de trabalho associados a choques elétricos são reduzidos

A Makita foi pioneira em usar 3 baterias para todos os seus equipamentos, o que diminuiu o valor de investimento dos fiéis à marca. Makita é sem dúvida uma das marcas mais maduras e confiáveis ​​em ferramentas sem fio.

Desvantagens das ferramentas sem fio 

Na verdade, existem muito poucos inconvenientes e estes não são o resultado de uma desvantagem para a ferramenta de cabo, mas sim o resultado do estilo de trabalho do usuário. 

O fato de ter que esperar para recarregar pode perder tempo quando se trata de um projeto DIY. Para evitar esse transtorno, você deve ter pelo menos uma bateria extra. Ferramentas elétricas com fio não apresentam este problema.

A bateria adiciona peso e volume extras à ferramenta. Embora geralmente as baterias de íon de lítio sejam mais leves e a cada nova versão as marcas tornam o peso mais leve. Lembre-se de que quanto mais voltagem e amperagem a bateria tiver, maior será seu peso e seu preço.

O custo das baterias, embora venham reduzindo seu preço ano após ano, ainda é um valor considerável. 

Diferentes tipos de ferramentas a bateria

A potência de uma ferramenta sem fio é determinada pela voltagem e amperagem de sua bateria. Quanto mais baixa for a amperagem e a tensão, menor será a potência de trabalho e a vida útil da bateria. Dica de ouro: escolha sempre a bateria com a maior amperagem e tensão que você puder pagar.

Outro ponto fundamental: devemos ter cuidado com ofertas e descontos em ferramentas sem fio, pois algumas redes de home centers e marketplaces costumam lançar ofertas com baterias de menor amperagem e tensão do que lojas especializadas, o que pode ser enganoso para o comprador que apenas Geralmente, é baseado no modelo da ferramenta e não na bateria. Sempre, ao comprar uma ferramenta sem fio que inclui baterias, verifique a tensão e amperagem.

Milwaukee é uma das marcas líderes em sem fio, líder em tecnologia e comunicação entre a ferramenta e a bateria. Neste exemplo podemos ver que a bateria é XC (18v e 3 amperes). A mesma combinação de ferramentas também é vendida com uma bateria de 1,5 amp de 18v, razão pela qual geralmente há grandes diferenças de preços entre as lojas. 

Atualmente, existem várias marcas que desenvolveram um sistema que permite que uma mesma bateria seja utilizada para diferentes ferramentas. Desta forma, ao fazer o investimento inicial na bateria e carregador universal, poupa custos na compra de várias ferramentas compatíveis.

Tipos de ferramentas a bateria para comprar

Como regra geral, é uma boa ideia escolher a versão com fio das ferramentas que requerem muita energia por um longo período de tempo. Por exemplo, no caso de serras circulares, tudo se resume à potência e capacidade, especialmente ao cortar placas de madeira grossas. Outro caso em que a ferramenta sem fio tem vantagem sobre a sem fio é em serras de mesa e escovas para marcenaria, pois nesses casos, se não é necessário portabilidade, não vale o investimento em baterias.

Por outro lado, ambas as furadeiras, acionadores e chaves de impacto são excelentes ferramentas sem fio porque precisam de potência de forma séria. Se você está procurando uma furadeira de martelo sem fio que não fique aquém em trabalhos industriais difíceis, recomendamos que você escolha com a tecnologia brushless (sem escovas).

Outra boa opção são os pregos-grampeadores, ferramentas rotativas ( Mototools tipo Dreme l), lixadeiras sem fio e martelos de demolição. 

Graças à constante evolução das baterias de lítio, algumas marcas lançaram ferramentas que antes eram inviáveis ​​ou impraticáveis; o que permitiu uma nova geração de chaves de fenda. Por exemplo, a chave de fenda ultracompacta da Bosch conhecida como Bosch GO, permite aos usuários um longo período de trabalho contínuo com torque muito alto, além de poder ser recarregada em qualquer lugar ou em qualquer dispositivo com o cabo USB. 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange